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Giancarlo Greco, novo presidente da Abecs em conversa com a imprensa (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

O débito sem senha é uma das apostas da Abecs para digitalizar e acelerar o crescimento no setor, além de se aproximar do consumidor, como explicou Giancarlo Greco, CEO da ELO e novo presidente da associação. Entre as outras soluções apresentadas pela Abecs que estão em desenvolvimento estão:

  • A padronização nacional dos códigos QR, o BR Code;
  • O pagamento em débito cobrado no mesmo dia (D-Zero);
  • E a solução de pagamento rápido Click-to-Pay.

Segundo Greco, a ideia de trazer essas soluções é estreitar a relação entre consumidor e comerciantes no débito, compras no e-commerce e segurança. De todas as soluções, a cobrança em débito é a mais desafiante na visão do presidente da associação  e atualmente está em fase de avaliação de impacto.

“Escolhemos alguns modelos (de processamento) e vamos começar a detalhar. Mas nós (Abecs) estamos muito mais tentando entender o que faz mais sentido para a indústria como um todo”, disse. “O BR Code, débito sem senha, d-zero, tudo se conecta. Queremos ter ferramentas na ponta que possam fazer frente a qualquer meio de pagamento”, complementou.

Outras apostas

Sobre o BR Code, Marcos Valério Tescarolo, diretor do Bradesco Cartões, explicou que o importante da solução é padronizar o QR Code no País, de modo que seja usado de forma ampla na indústria, em carteiras digitais, e-commerce e até boletos. Atualmente, a solução está em desenvolvimento e, de acordo com o executivo, tem potencial de incrementar o TPV da indústria para R$ 80 bilhões quando adotado.

Para Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard, o BRCode tem potencial para ocupar espaços que a indústria de pagamentos ainda não possui. Um exemplo que o executivo abordou é o fato que nem todos os usuários têm acesso ao NFC, uma tecnologia que estima demorar entre três e quatro anos até massificar.

Por sua vez, Fernando Amaral, vice-presidente de soluções e inovação da Visa, explicou que o click-to-Pay tem como foco trazer benefícios para o consumidor e o lojista, e aumentar a participação do débito nas compras online: “Não tenho dúvida que o click-to-pay vai escalar mais rápido que as outras tecnologias”, disse o executivo da bandeira.

Como características, Amaral citou as seguintes funcionalidades: solução agnóstica de bandeira; experiência fácil; o cadastro é  feito uma única vez e fica em um repositório único para todo o setor acessar; dentre outras.

Amaral afirmou ainda que a tokenização é a base do click-to-pay, uma vez que as transações neste modal terão essa camada de segurança. Afirmou ainda que será possível aos bancos acelerarem a base para adoção deste serviço via push provisioning em seu app.

 

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