Motoristas das cidades de São Paulo e da cidade do Rio de Janeiro passaram a receber alertas sobre enchentes em rotas assistidas pelo Waze (Android, iOS). A funcionalidade é fruto de parceria do aplicativo com o governo do Estado de São Paulo, por meio da Coordenação Estadual de Defesa Civil, e no Rio de Janeiro, por meio do Centro de Operações Rio (COR).
Com esse novo recurso, o Waze busca ajudar a minimizar os impactos das enchentes na população, assim como prevenir e reduzir os danos causados pelos desastres, segundo Douglas Tokuno, head de parcerias para a América Latina e EMEA do Waze.
Em São Paulo, o Centro de Gestão de Emergência da Defesa Civil é o responsável por mandar os alertas para a central de emergência do aplicativo, que distribui as mensagens sobre as áreas de incidência de chuva.
As notificações de alerta sobre eventos climáticos continuarão sendo enviadas pela Defesa Civil Estadual também por meio de SMS e pelas redes sociais do órgão (@defesacivilsp).
No Rio de Janeiro, o COR envia automaticamente e-mails de emergência ao Waze, quando ocorrências de alagamentos são cadastradas no sistema. O alerta, que é dado aos motoristas, contém a localização exata da enchente e o nível de criticidade.
O COR ressaltou que os avisos continuam disponíveis para a população por meio do seu app (Android, iOS), do seu site e das redes sociais (@OperacoesRio). Os moradores podem se cadastrar para receber SMS gratuitos sobre a previsão de chuvas, enviando mensagem com o CEP da residência para o número 40199.