A Concepto Móvil, empresa mexicana de CPaaS, chegou ao Brasil aoda vai operar com a marca CM Mobile. Tendo como foco principal o segmento de pequenas e médias empresas, seu plano é conquistar 1 mil clientes no Brasil dentro de três anos e 2 mil em cinco anos, revela Diego Alvarez, diretor regional para América do Sul da Concepto Móvil, em conversa com Mobile Time.

“Estamos muito focados em PMEs. Entendemos que elas estão desatendidas na América Latina. Queremos gerar valor para que tenham processos ágeis e inovadores, e para que possam crescer junto com a gente”, resume Alvarez.

A prioridade no Brasil serão casos de uso conversacionais através de WhatsApp e RCS. Ao menos por enquanto, não há planos de oferecer SMS no país, ao contrário do mercado mexicano, aonde o SMS responde pela maior volume de mensagens trafegadas em sua plataforma.

“O Brasil é o principal mercado da América Latina. Em WhatsApp, é o maior do mundo junto com a Índia. O Brasil é um mercado muito grande e que adota rapidamente a tecnologia, sempre na vanguarda”, comenta Alvarez.

A empresa contratou como country manager no Brasil o executivo Polen Kuhnen e está montando uma equipe local de suporte ao cliente. A expectativa é ter cerca de 30 colaboradores atuando no país dentro de três anos. A plataforma e todos os seus recursos já estão em português.

O diretor enxerga bastante potencial para a sua plataforma no mercado brasileiro especialmente no setor de varejo, para a venda dos mais diferentes tipos de produtos e serviços.

concepto movil

Diego Alvarez, diretor regional para América do Sul da Concepto Móvil

Como funciona a plataforma da Concepto Móvil

A plataforma da Concepto Móvil permite que os clientes gerenciem a comunicação com seus consumidores em múltiplos canais. As interações podem ser conduzidas por atendentes humanos ou podem ser automatizadas, tanto através de menus com árvores de decisão quanto com bots com inteligência artificial generativa, podendo usar diferentes LLMs.

A construção dos bots é feita dentro da plataforma, que oferece também um indicador de nível de qualidade de cada robô, com base em seu histórico de interações. As bases de conhecimento são tratadas separadamente, empresa por empresa.

A plataforma é dividida em verticais por caso de uso. Há uma versão para vendas, que gera relatórios específicos sobre esse tipo de aplicação e já conta com pagamento dentro do WhatsApp para o Brasil. Há outra para atendimento e outra para promoções e marketing, por exemplo, também com recursos e módulos pensados para essas finalidades.

A contratação é feita como serviço. É possível contratar diversos recursos separadamente, com cobrança adicional, como o uso de IA generativa ou o envio de mensagens por WhatsApp.

A Concepto Móvil conta com uma equipe de customer success, para auxiliar seus clientes terem o melhor resultado possível com a plataforma.

Na vertical de promoções e marketing, por exemplo, o diretor relata casos de empresas que têm levado para dentro do WhatsApp a mecânica de envio de códigos em embalagens de produtos para a participação em campanhas promocionais. O resultado tem sido 40% superior, além de permitir às marcas conhecerem melhor os seus consumidores.

Números gerais

A companhia atua há 20 anos e atende a 5 mil empresas em 12 países da América Latina. No ano passado, registrou mais de 6 bilhões de mensagens trafegadas em sua plataforma. Seus principais mercados atualmente são México, Colômbia, Peru e América Central, que é tratada em bloco.

A ilustração acima foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!