O CPQD firmou um memorando de entendimento (MoU) voltado à disseminação e desenvolvimento de pesquisa em redes de padrão aberto (OpenRAN) com o Yokosuka Research Park R&D Promotion Committee (YRPC), um parque tecnológico do Japão.
Assinado na última quinta-feira, 27, o acordo visa a cooperação tecnológica a partir do compartilhamento de experiências, práticas, processos e o acesso aos fabricantes japoneses de soluções de OpenRAN, disse Gustavo Correa Lima, gerente de soluções em conectividade do CPQD.
Na América Latina, o CPQD possui credenciamento pela O-RAN Alliance e foi o primeiro Open Test and Integration Center (OTIC). Por sua vez, o YRPC é especializado em comunicações móveis e sem fio e representante do OTIC Japão que tem como membros NTT DOCOMO, KDDI, SoftBank e Rakuten Mobile.
Lima explicou ainda que a relação envolve pesquisa e desenvolvimento em 5G e 6G, assim como o intercâmbio de profissionais e parcerias de negócios. Detalhou ainda que o acordo com o YRPC busca reproduzir o esforço global de ter os mesmos procedimentos em laboratórios afiliados à O-RAN Alliance.
Este não é o primeiro memorando do CPQD sobre o OpenRAN. Em 2023, o centro de pesquisa firmou outro com o laboratório Virginia Tech dos Estados Unidos.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA