O mercado global de smartphones dobráveis, que registrou um crescimento modesto de 2,9% em 2024, deve enfrentar sua primeira queda em 2025 de acordo com a mais recente Previsão Global do Mercado de Smartphones Dobráveis da Counterpoint Research.
O levantamento aponta que fatores como dificuldades enfrentadas pela Samsung e redução na produção de modelos dobráveis mais acessíveis pela OPPO são os principais responsáveis pelo resultado fraco no último ano.
Alguns fabricantes, como Huawei, Motorola, HONOR e Xiaomi, até chegaram a apresentar um crescimento expressivo, mas a performance do setor em geral teve um impacto. Fatores externos, incluindo instabilidade política, por exemplo, também são apontados.
Para 2025, a expectativa é de queda de um dígito, marcando um período de retração para o segmento.
No entanto, para 2026, o cenário deve ser diferente. De acordo com a Counterpoint Research, a entrada da Apple no mercado de dispositivos dobráveis e o retorno de modelos tipo concha mais acessíveis devem impulsionar a demanda.
Dados do relatório e envio de displays dobráveis da consultoria indicam um possível aumento nas encomendas de painéis dobráveis e roláveis, o que sugere que o segmento está se preparando para uma transformação.