A autenticação biométrica está se integrando cada vez mais aos smartphones. A última novidade nesse campo vem de pesquisadores do Yahoo Labs: eles desenvolveram uma solução de autenticação através da imagem da orelha do usuário. A "Bodyprint", ou "impressão corporal", em uma tradução livre, utiliza a tela do smartphone como sensor de imagem. Quando a tela é pressionada contra a orelha, é capaz de captar uma imagem desta, pelos seus sensores de toque. A precisão é de 99,8% e a taxa de rejeição falsa é de uma em cada 13 tentativas. O projeto ainda está em laboratório e não há prazo de quando poderia ser lançado comercialmente.

A grande vantagem da impressão corporal é que ela funciona em qualquer smartphone com tela sensível ao toque, sem requerer sensores extras. Os leitores de digitais hoje são caros e por isso estão presentes apenas em smartphones top de linha, como os novos iPhones e os Galaxy S6 e S5.

Além da orelha, os cientistas confirmaram que a solução é capaz de autenticar também com a imagem do pulso, da palma da mão, das falanges dos dedos ou dos dedos (neste caso, aproveitando a pegada do telefone com a mão, vide a imagem acima).

A solução pode servir não apenas para desbloquear o telefone em si, mas também para liberar o acesso a aplicativos ou mesmo a documentos gravados dentro do smartphone. Os cientistas responsáveis pelo projeto testaram o desbloqueio de um documento por meio da autenticação de duas pessoas diferentes. Um vídeo no YouTube mostra como a impressão corporal funciona.