Em breve, os cerca de 3,5 mil estabelecimentos comerciais listados no app brasileiro Consume (Android) terão acesso a uma ferramenta para gestão do seu relacionamento com os usuários da plataforma. Será uma solução de Customer Experience Management (CEM), para gerenciar a sua reputação junto aos clientes do Consume, descreve José Jarbas, criador do app.
"Será uma plataforma simples para ajudar pequenos estabelecimentos comerciais a se relacionarem com os consumidores. Vamos mostrar de onde vêm os clientes e como enxergam o estabelecimento. Levaremos em conta o grau de influência de cada consumidor nas redes sociais, mas de forma anônima", explica Jarbas. Haverá uma versão gratuita da ferramenta e outra paga, com mais funcionalidades, cobrada como serviço. O Consume é um produto da eCRM123.
O Consume foi lançado em agosto do ano passado. Ele lembra de certa forma o Foursquare e o Yelp, mas tem como diferencial o trabalho de curadoria interno na escolha dos locais que são listados. Enquanto os concorrentes são abertos e permitem a inclusão de qualquer lugar, o Consume procura focar em locais tidos como descolados. O estabelecimento precisa ter um endereço físico e uma página no Facebook, de onde são retiradas as informações, além de se encaixar em uma das 30 categorias pré-definidas pelo app.
Os consumidores podem pesquisar por locais bacanas por perto e também podem avaliá-los. Neste caso, são fornecidas hashtags pré-definidas para descrever três critérios: atendimento, qualidade do produto e preço. Com isso, procura promover um diálogo construtivo entre estabelecimentos e seus clientes, evitando comentários agressivos ou maldosos, mas sem eliminar a possibilidade de críticas. Entre os hashtags positivos há: #quislevartudo; "#casadaavó; #nãovivosem. E entre os negativos: #olhodacara; #nemdegraça; #atendimentoruim.
"Sentia uma necessidade como consumidor de criar algo assim. Em outros apps, é difícil entender qual lugar é bacana e qual não é. Às vezes a gente fica mais perdido do que quando começou a pesquisa, quando usamos um app desses em viagens", comenta o executivo.
A meta da empresa é chegar ao fim do ano com 10 mil usuários do app e com 10% das empresas listadas usando a plataforma de CEM.
YeahPlaces
Recentemente, a Consume lançou o YeahPlaces, um site no qual destaca alguns dos locais considerados mais interessantes dentro da base listada do app. "Escolhemos os mais fascinantes, como um hotel em Beijing que parece uma nave espacial, e um restaurante que é no meio de uma rocha no meio do oceano", relata. Pelo YeahPlaces é possível reservar hotéis via Booking.com e abrir também as páginas dos referidos locais dentro do Consume.