O varejo mundial foi abastecido com 320 milhões de smartphones durante o primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa é a estimativa da Juniper Research, com base nos balanços divulgados até o momento, como o da Apple, que registrou pela primeira vez uma queda na quantidade de iPhones distribuídos no mundo, e a Xiaomi, cujas vendas praticamente estagnaram (queda de 1%). Além disso, a Microsoft teve seu pior trimestre em vendas de aparelhos Lumia, com apenas 2,3 milhões de unidades comercializadas, queda de 57%.

A Juniper estima que a Samsung tenha distribuído 83 milhões de smartphones ao mercado mundial entre janeiro e março, melhorando seu mix de produtos mas mantendo o volume estável. No caso da Lenovo, a empresa de pesquisas estima que tenham sido distribuídas 15,3 milhões de unidades, o que representaria uma leve queda em um ano. Para a BlackBerry, a projeção é de ter havido uma redução de 53%, já que seu primeiro modelo Android, o Priv, não obteve o sucesso desejado.

Nas projeções da Juniper, o único fabricante que poderá comemorar os resultados do primeiro trimestre será a Huawei, que seguirá crescendo, alcançando 27 millhões de smartphones enviados ao varejo mundial.

Na avaliação dos analistas da empresa, o caminho para retomar o crescimento passa por desenvolver produtos com foco na troca de usuários antigos, já que mercados emergentes, como a África, dependem de uma maior redução no preço médio dos aparelhos Android, o que pode demorar um pouco na atual conjuntura.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!