A adoção do WhatsApp Pay pela Cielo está em uma fase de aprendizado e entendimento, disse Estanislau Bassols, CEO da companhia. Em conversa com jornalistas durante a divulgação do relatório financeiro nesta sexta-feira, 28, o executivo afirmou que há oportunidades com o avanço das soluções P2P e P2M, mas o momento ainda é de observação e educação do comportamento do cliente.
“O WhatsApp P2P é uma solução que nós estamos investindo há algum tempo para poder recuperar o P2M. Lançamos recentemente o P2M e estamos trabalhando também em uma forma intensa na comunicação e na educação dos clientes”, disse Bassols. “Portanto, o WhatsApp Pay ainda não impacta de uma forma substancial os nossos resultados, mas vemos com bastante otimismo nas possibilidades que trazem oportunidade para todos os segmentos. Quando olhamos, por exemplo, o segmento de empreendedores e varejista menores, há uma grande oportunidade de mercado a ser explorada”, complementou.
O CEO afirmou que a Cielo tem investido em campanhas promocionais, de comunicação e de educação para o cliente entender “como utilizar e como ter maiores benefícios” na solução de pagamentos via mensageiro. Bassols também afirmou que vê o WhatsApp, ao lado do QR Code e do Tap on Phone, como soluções de software da Cielo capazes de desmaterializar o POS e democratizar o acesso dos PMEs nas verticais de pagamento.
“Talvez tão importante quanto o tap on phone ou o WhatsApp seja a jornada desmaterialização do terminal. Quando somamos todas as ofertas que temos, como links de pagamento, Pix com QR Code dinâmico, o pagamento via WhatsApp e o desenvolvimento que está ocorrendo com Tap on Phone, acho que o objetivo final é fazer com que a jornada de um pequeno empreendedor possa ocorrer sem um grande investimento no terminal”, disse.
“Com isso acontecendo, a possibilidade de democratizar os meios de pagamento aqui são muito amplas. A migração dos pagamentos de hardware para software é algo que buscamos, em especial para o pequeno empreendedor”, concluiu.