A maioria das empresas de aplicações e serviços móveis está concentrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Enquanto isso, contudo, a economia do Nordeste cresce a taxas expressivas e os empreendedores locais começam a demandar soluções de marketing móvel. Uma pequena empresa de Teresina, no Piauí, chamada Mobimark descobriu esse filão e vem crescendo rapidamente. A companhia lançou há apenas nove meses uma ferramenta web de mobile marketing para campanhas de relacionamento pós-vendas via SMS. Nesse curto período, conquistou contrato com mais de 90 empresas, a maioria nordestinas. O foco inicial eram pequenas e médias empresas, mas agora começa a se expandir para fora do Nordeste através de contratos de grande porte. "Acabei de assinar contrato com uma rede de franquias paulista que tem mais de 550 lojas", disse o diretor de desenvolvimento de negócios da Mobimark, Marcos Oliveira, durante a entrevista por telefone com Mobile Time. Alguns nomes conhecidos que figuram em sua carteira de clientes são a rede de ensino Microlins e as óticas Diniz. A projeção da Mobimark é alcançar um volume de 50 milhões de mensagens de texto este ano.
"O mobile marketing ainda é pouco explorado entre pequenas e médias empresas. Isso vale para o Brasil inteiro, não apenas para o Nordeste", comenta o executivo. A Mobimark criou então uma solução batizada de "Fidelize.me", acessível pela web, cujo objetivo é prover uma ferramenta de relacionamento pós-vendas para pequenas e médias empresas. Através dela, os comerciantes cadastram os contatos de seus consumidores e gerenciam campanhas voltadas à fidelização, com envio de cupons promocionais, avisos sobre descontos ou, simplesmente, mensagens de agradecimento: tudo por SMS. Para produtos que requeiram uma manutenção ou troca após determinado período, o sistema permite o agendamento automático de um lembrete. Programas de fidelidade com pontos de acordo com o consumo também podem ser gerenciados pela plataforma. Há desde restaurantes até clínicas de estética usando o sistema, passando por grifes de moda e óticas.
Oliveira faz questão de ressaltar que não enxerga a Mobimark como uma mera "disparadora de SMS", mas como uma prestadora de uma solução de mobile marketing que, no momento, usa o SMS como canal de comunicação. Os clientes são instruídos a usar suas bases de opt-in e a não fazerem spam. A plataforma é vendida como um serviço, com cobrança de uma mensalidade que varia de acordo com o tamanho do projeto e o volume de mensagens enviadas. Segundo Oliveira, a Mobimark trabalha com diferentes integradores nacionais para o despacho das mensagens.