A oportunidade que a Copa do Mundo traz a curto prazo para os negócios no setor de comércio e serviços, em especial, evidencia uma realidade que as micro e pequenas empresas não podem mais ignorar: a utilização de soluções de TI para auxiliar as vendas e a gestão no dia a dia. Ao contrário do que se pensa, o pequeno empreendedor tem /pode ter condições de arcar com investimentos em tecnologia para a gestão de seu negócio. Há hoje no mercado uma série de serviços viáveis economicamente para as PMEs, que permitem até mesmo para um ambulante na frente de um estádio oferecer uma opção de compra 'na maquininha', para aproveitar o impulso da clientela.

As tecnologias podem ajudar o empreendedor a ganhar mais controle na gestão e oferecer mais opções para o consumidor final. Isso é importante porque, na maioria dos casos, quando uma cidade recebe algum evento de alta importância, os estabelecimentos sofrem um aumento muito rápido do volume de vendas e também na quantidade de clientes circulando e fazendo compras. Para manter o controle, o gerente acaba trabalhando na linha de frente para ajudar a atender a demanda. Mas esse mesmo gerente precisa administrar o negócio e cuidar do pagamentos de contas e dos funcionários. Nesta situação, utilizar o ambiente eletrônico é uma ótima opção, já que não é preciso se deslocar até uma agência bancárias para fazer essas transações.

O mesmo vale para um aumento da oferta de formas de pagamento. Mesmo que o consumidor não esteja com dinheiro em espécie no momento da compra, não é preciso que ele procure um terminal para sacar a quantia necessária. Basta que ele tenha um celular, mesmo que não seja um smartphone, para autorizar o pagamento.

Por isso, não estamos falando em arcar com custos, mas sim em investir em tecnologias que possibilitam um aumento de vendas real a partir de uma nova realidade do mercado, focada na mobilidade. O exemplo da Copa é sintomático em função dos números: expectativa de 500 mil visitantes a mais nas cidades que serão sede do Mundial e mais de 3 milhões de turistas internos circulando pelo país para acompanhar os jogos. Até mesmo quem quer lucrar vendendo artigos em verde e amarelo em cidades longe das partidas pode se beneficiar ao conhecer e utilizar novas tecnologias para obter bons resultados e crescer.