A tendência ao Bring Your Own Device e a flexibilização permitida pelas tecnologias móveis fazem com que a escolha dos dispositivos tecnológicos tenha cada vez menos importância na experiência do usuário corporativo, com o valor migrando cada vez mais para o conteúdo. Essa é a opinião de Thiago Siqueira, diretor de Inovação da Avaya, para quem o maior desafio das empresas nos próximos anos será prover infraestrutura para comunicações que, cada vez mais, tendem a se tornar móveis e wireless.
“O hardware está se tornando uma commodity tecnológica. No mundo, já são mais de 800 milhões de dispositivos móveis, ou seja, o usuário troca de máquina o tempo todo. Hoje, o que agrega valor é o que roda dentro do aparelho”, disse Siqueira, segundo quem a consumerização joga cada vez mais para o usuário a escolha dos apps e dispositivos que serão usados no ambiente corporativo. Se por um lado isso resulta em profissionais muito mais abertos à inovação e à colaboração, por outro, traz um desafio para as empresas, que precisam estar preparadas para esta nova demanda.
O diretor de Inovação vê como maior desafio para os próximos anos o provimento de infraestrutura de rede e o aperfeiçoamento da arquitetura de comunicação das empresas, que terão que se adaptar a um novo ambiente onde quase todos os dispositivos são móveis e as conexões sem fio.
No que concerne à infra, isso tem relação com o modo como as empresas vão preparar suas redes para suportar essa nova realidade. Segundo dados globais da Gartner, 70% dos novos usuários corporativos até 2013 vão acessar as redes de suas respectivas empresas por dispositivos sem fio. Isso levanta questõe relativas ao acesso a informações estratégicas (quem pode acessar que tipo de informação), mas também à capacidade de rede. Nesse sentido, uma pesquisa da Avaya mostra que, também até 2013, cada usuário terá de 3 a 5 dispositivos móveis (entre tablets, smartphones, etc), o que resulta em um alto consumo de banda.
Esses dados levam a uma conclusão impressionante: segundo Siqueira, até 2015, 80% das novas redes wireless que estão sendo implementadas atualmente já estarão obsoletas, devido ao planejamento inadequado para suportar esse crescimento.
“As empresas estão planejando sua infra sem pensar no aumento futuro de demanda por banda wireless. Isso fará com que os investimentos atuais fiquem obsoletos em três anos. As tecnologias de mobilidade estão trazendo mudanças com uma rapidez sem precedentes do ponto de vista da arquitetura de comunicação”, alerta.