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Glória Miranda, CEO da Vá de Táxi

Lançado recentemente pela Vá de Taxi (Android, iOS), o serviço de assistência veicular da empresa já registrou mais de 2 mil atendimentos feitos por seus taxistas. De acordo com a CEO da empresa, Glória Miranda, a nova funcionalidade conta com 200 motoristas que aderiram a essa nova prestação de serviço.

A assistência veicular começou a ser oferecida em período de testes em 2020 com clientes da Porto Seguro em São Paulo. Agora deve caminhar para atendimento dos outros consumidores no estado, pois a opção de assistência entrará para os demais usuários do app.

“O MVP do final de 2020 começamos em parceria com a Porto Seguro. Treinamos os taxistas com cursos in-app e presencial, sempre respeitando as regras de distanciamento e com turmas”, explicou Miranda ao Mobile Time. “Vamos lançar uma nova versão do app que possibilitará escolher o serviço”, completou.

Para esta nova fase da empresa, a executiva contratou Fernando Chavarro, ex-Rappi, para desenvolver a vertical de serviços. Afirmou que a estrutura será de uma nova “empresa dentro de outra”, ou seja, uma firma de serviços dentro do Vá de Táxi. Ainda não foi escolhido um nome para a mesma.

Desafio

O serviço de assistência auto da Vá de Táxi surgiu para resolver o problema da redução dos ganhos dos taxistas na pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). De acordo com Miranda, em média, as corridas diárias por motorista reduziram de 12 para 4. Além disso, dados de mercado compartilhados pela executiva apontam um recuo de 27% no faturamento diário, de R$ 360 para R$ 100, se considerar o valor médio por corrida em São Paulo.

A própria plataforma viu um recuo de 20% a quantidade de motoristas online, mas que chegou a 50% durante os períodos mais graves da pandemia.

Além disso, a empresa fez iniciativas e parcerias para apoiar os profissionais, como oferta de empréstimo com a Creditas e exames laboratoriais com a Labi Exames: “Fazemos um ecossistema para cuidar do taxista. Queremos criar um ambiente que ele se sinta abraçado. O taxista fidelizado atende mais”, afirmou Miranda.

“Às vezes vemos o mercado com assimetrias. Como taxas altas, faturamento baixo, condições de vidas ruins. No nosso caso, o taxista é o nosso primeiro cliente. Estamos juntos com os nossos taxistas”, disse.

Modelo de negócios

Assim como acontece nas corridas de táxi pelo app, o modelo é de revenue share na assistência veicular. Miranda explicou que embasou a ideia no formato do GetNinjas: “Estudei o modelo da GetNinjas, que une pessoas para fazer serviços nas residências. Assim como eles, eu tenho uma base de pessoas que confio. Eu tenho histórico, base de documentos e tenho avaliações do taxista”, disse.

Como benefício para o consumidor, em média, os serviços da Vá de Táxi são 30% mais baratos ante aqueles prestados por profissionais tradicionais. E os taxistas chegam 10% mais rápido ao usuário em comparação com os guinchos. Trata-se de um ganha-ganha, pois também ajuda a reduzir custos de sinistro e o profissional de atendimento da seguradora passa a focar em problemas mais graves.

“Além disso, por mais que dê o treinamento, ele (taxista) sabe fazer essas atividades. Ele sabe dar uma assistência, trocar pneu, repor óleo, pois ele tem carro também”, afirmou. “Nos primeiros cursos, eu fui. E eles me agradeciam, pois passaram a ganhar uma renda que não tinham. Isso dá sentido ao nosso trabalho”, completou.

Importante dizer que, mesmo formados, os motoristas fazem cursos de atualização na plataforma. E a companhia segue abrindo novas turmas do curso presencial.

Futuro

Miranda ressalta que a criação do serviço mostra que a Vá de Táxi “pode ir além de mobilidade”. A companhia tem como planos: expandir o atendimento para Rio de Janeiro e Minas Gerais; atender outras seguradoras, além da Porto Seguro; e terminar o ano com mais de 1 mil taxistas aptos a esse serviço no final de 2021.

O cronograma da companhia ainda pretende ampliar o leque de serviços de assistência para casas em 2022. Mas a CEO explica que não terá expansão geográfica no próximo ano, pois a companhia focará seus esforços no crescimento dos mercados em SP, RJ e MG.

Atualmente, a companhia tem 130 mil motoristas cadastrados em sua base e atuação em 1,5 mil cidades do Brasil.

 

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