O Google é investigado pela Comissão Europeia e, desta vez, quem está na mira é o YouTube. O órgão teme que a empresa norte-americana esteja favorecendo seus próprios serviços de tecnologia de exibição de anúncios online, portanto, potencialmente violando as regras antitruste da União Europeia.
Entre os tópicos a serem analisados está a suspeita da “obrigação” de usar os serviços do Google, como a plataforma Google Ads para comprar anúncios no YouTube, assim como o Google Ads Menager, plataforma que facilita tanto a compra quanto a venda de anúncios em várias redes de anúncios –, bem como possíveis restrições colocadas pelo Google em serviços concorrentes e como eles veiculam anúncios.
Segundo o sote da CNBC, o trabalho da Comissão Europeia ainda é bastante preliminar.
Vale dizer que o Parlamento Europeu atualmente discute duas propostas que podem em breve levar a multas mais pesadas e controles mais rígidos sobre Big Tech. Alguns especialistas acreditam que o Digital Services Act e o Digital Markets Act podem ser implementados já em 2022.