Mais de 90% dos brasileiros dizem saber o que é inteligência artificial. De acordo com a pesquisa realizada pela Opinion Box sobre a percepção da IA no País, 68% dessas pessoas têm conhecimento básico. 23% acreditam ter um bom conhecimento. O perfil de quem mais entende dos assuntos é de homens, de 16 a 29 anos, que trabalham em empresas privadas.
Sobre a frequência de uso de produtos e serviços que envolvem IA – como assistentes virtuais, ferramentas de pesquisa, criação de textos e recomendações personalizadas – 89% disseram que usaram em algum momento, sendo 36% diariamente, 22% semanalmente e 9% mensalmente. Raramente foram 22% dos entrevistados e nunca utilizei, 11%.
Para 47% das pessoas entrevistadas, as ferramentas de inteligência artificial podem ser úteis em tarefas do dia a dia e na organização pessoal. Sua aplicação em tarefas do trabalho também é bastante citada (45%), mas também pode ser usada para pesquisar temas de interesse pessoal amenidades (44%).
Ao responder a pergunta: pensando na sua rotina, quais são as utilidades em que você acredita que pode usar ferramentas de IA, 47% dos entrevistados afirmaram em tarefas do dia a dia, da organização pessoal; 45% para aprender mais sobre determinados temas de interesse pessoal; nos estudos/tarefas escolares ou acadêmicas (43%); e para criação de conteúdo (39%).
Com relação ao impacto da inteligência artificial, as áreas imaginadas pelos respondentes que mais vão sofrer são: comunicação e marketing (41%); entretenimento (41%); atendimento e relacionamento com o cliente (34%). Tarefas do dia a dia (33%); finanças, bancos e pagamentos (32%); trabalho e negócios (31%).
A pesquisa também abordou a experiência do usuário. Neste caso, 26% tiveram experiências ruins usando ferramentas de IA, 56% disseram que a inteligência artificial superou as expectativas e 49% dos entrevistados tiveram alguma experiência em que a tecnologia não atendeu às expectativas do usuário.
Impactos e preocupações
Para 57% dos entrevistados, a inteligência artificial terá um impacto positivo ou muito positivo na sociedade, ao passo que 13% acreditam que não deve impactar a sociedade como um todo. E 14% acham que o impacto será negativo ou muito negativo.
Apesar do aspecto positivo no geral, as pessoas têm preocupações éticas com relação à IA. As principais são: privacidade e proteção de dados (43%), perda de empregos (38%) e riscos à segurança e cibersegurança das pessoas (36%).
A preocupação com a coleta de dados é expressiva (77%) e existe uma pequena esperança de que a IA poderia contribuir para a resolução de problemas globais – como mudanças climáticas e escassez de recursos. Neste caso, 36% disseram não sei; 21% não; e 43% afirmaram que sim.