O varejo físico precisa se modernizar para continuar atraindo consumidores e evitar a perda de receita para o e-commerce. Um dos caminhos para isso é a interação com o consumidor que está dentro da sua loja, através do smartphone dele. A Tlantic, empresa oriunda do departamento de inovação do grupo português Sonae, está trazendo para os varejistas brasileiros uma solução de marketing móvel personalizado, junto com outra de monitoramento do deslocamento dos consumidores dentro das lojas.

A primeira é uma plataforma vendida como serviço, no modelo conhecido como SaaS, para que varejistas e consumidores interajam através do smartphone. Integrada ao CRM do varejista, a plataforma vai aprendendo sobre os hábitos de consumo daquele cliente para envio de ofertas personalizadas. Um consumidor com um histórico de compra de vinhos, por exemplo, poderia receber uma oferta de um novo vinho da próxima vez que entrasse na loja e estivesse se dirigindo para a seção dessa bebida. O envio de sugestões e descontos é feito de maneira automatizada, cruzando as promoções do dia e os perfis dos consumidores. "Clientes ao longo do tempo constroem perfis comportamentais. Alguns fazem compras sempre no mesmo dia da semana ou do mês. A plataforma entende isso e pode disparar mensagens específicas antes do horário de compra sugerindo deixar pronto um carrinho com os itens que ele costuma levar", exemplifica Fabrício Goetz, diretor da Tlantic no Brasil.

Um complemento fundamental para essa plataforma é a solução de monitoramento do consumidor dentro da loja, por meio de infraestrutura de telecomunicações e de TI, mesclando triangulação de Wi-Fi e beacons (marcadores com Bluetooth Low Energy). Além de colaborar para o envio de promoções personalizadas, os dados sobre deslocamento interno de consumidores podem ser analisados coletivamente, revelando quais as áreas mais visitadas de uma loja, os corredores que trazem maior margem etc. Essa análise pode levar ao aumento da área destinada a uma determinada categoria de produtos, sugere Goetz.

O portfólio de serviços móveis para o varejo da companhia é batizado de Tlantic Mobile Retail Suite e inclui desde a integração com sistemas de retaguarda, como ERP, para apoio dos funcionários que realizam auditorias de preços nas prateleiras, até soluções de venda assistida nos tablets dos vendedores, passando por um sistema móvel de inteligência de negócios, para acompanhamento de resultados e de inventário, assim como outro para apoio logístico e monitoramento da distribuição. O grupo Sonae usa todas as soluções da Tlantic e estima que elas gerem um ganho anual da ordem de 10 milhões de euros, somando redução de custos, melhora de produtividade e diminuição de rupturas.

Forum Mobile+

A estratégia móvel de varejistas físicos e digitais, assim como a apresentação de diversas soluções voltadas para esse setor, serão tema do primeiro dia do Forum Mobile+, evento organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME, que acontecerá em São Paulo nos dias 30 de setembro e 1 de Outubro. Empresas como Nova Pontocom, Visa, PayPal, Totvs, Spring Mobile, Aerohive, Kekanto, Dafiti, Netfarma e OLX estão confirmadas. Para maiores informações sobre a programação e inscrições, acesse o site do Forum Mobile+ ou ligue para 0800-77-15-028.

 

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