O Instagram, aplicativo que permite colocar filtros em fotos e compartilhá-las em redes sociais, deve obter neste ano uma receita de US$ 595 milhões com publicidade móvel, segundo estimativa da consultoria eMarketer. Esta é a primeira vez que a empresa de pesquisa faz uma projeção sobre as vendas de anúncios do aplicativo, que foi comprado pelo Facebook por US$ 1 bilhão, em 2012.
Sob uma perspectiva maior, a cifra deve chegar a US$ 1,48 bilhão no próximo ano e saltar para US$ 2,81 bilhões em 2017, quando a receita do Instagram com publicidade móvel será responsável por mais de 10% da receita publicitária do Facebook, ainda de acordo com o relatório.
A consultoria acredita que o crescimento será impulsionado pela forte demanda de anunciantes em busca de novos produtos de publicidade do Instagram. A empresa informou recentemente que está lançando novas ferramentas para os comerciantes, incluindo anúncios que permitem aos usuários baixarem apps.
Ainda de acordo com a eMarketer, o mercado dos EUA é, e continuará a ser, o mais significativo para o Instagram. No ano passado, o aplicativo cresceu sua base de usuários mensais naquele país em 60%, para 64,2 milhões de pessoas. A empresa deve fazer apenas 5% de sua receita com publicidade este ano fora dos EUA. Seus produtos de anúncios estão disponíveis em sete países.