A maioria dos desenvolvedores de bots e fornecedores de plataformas para construção de bots que atuam no Brasil já incorporaram a tecnologia de IA generativa aos seus produtos. Essa é uma das conclusões preliminares da nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, que está sendo elaborado por Mobile Time.
Das 79 empresas que atuam nesse mercado e que responderam ao questionário da pesquisa até agora, 56 declararam que já incorporaram IA generativa aos seus produtos, o que representa 71% do total. Outras 19, ou 24%, afirmaram que ainda estão avaliando o que fazer. E apenas quatro decidiram que não vão usar IA generativa… pelo menos por enquanto.
A corrida por adotar essa tecnologia é explicada pela alta expectativa de demanda do mercado por ela. Em uma escala de 1 a 5 em que 1 é “muito baixa” e 5, “muito alta”, 48% das empresas deram notas 4 e 5 para classificar sua expectativa de demanda por bots com IA generativa no Brasil este ano. 19% deram nota 3. E apenas 33% indicaram uma demanda baixa, com notas 1 e 2.
Mobile Time publicou na última quinta-feira uma matéria especial revelando mais detalhes sobre a movimentação dos desenvolvedores de bots na incorporação de IA generativa. O assunto deve ser amplamente discutido também nos painéis e palestras do Super Bots Experience, que acontece na semana que vem, nos dias 1 e 2 de agosto, no WTC, em São Paulo, com a participação de executivos de WhatsApp, IBM, Microsoft, Google Cloud, Claro, Vivo, TIM, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sabesp, Rede Globo e diversas empresas desenvolvedoras de bots. A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br
Repescagem
Empresas que ainda não responderam ao questionário do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots podem fazê-lo até a próxima quinta-feira, 3 de agosto, através deste link.