No futuro, o prontuário médico de cada paciente, com seu histórico de consultas, exames e prescrições, será acessível a partir do seu smartphone. EEssa é a visão do diretor de operações de saúde da SulAmérica, Marco Antunes: "estamos próximos dessa realidade. Dentro de dois anos haverá algo nessa linha. Essas informações pertencem ao indivíduo, que deveria poder levá-las consigo mesmo se trocar de seguradora, de médico ou de hospital. É um direito do cidadão".

Informações relacionadas ao prontuário, como, por exemplo, o recebimento de exames, serão acrescentadas no futuro ao aplicativo móvel que a SulAmérica lançou no começo deste mês para seus segurados na área de saúde. Disponível para iOS e Android, o aplicativo inclui entre suas principais funcionalidades: uma versão digital da carteira do plano (para substituir o cartão físico); acompanhamento de pedidos de reembolso; busca por clínicas, hospitais e farmácias credenciadas; e um guia para uso consciente do plano de saúde.

A SulAmérica possui cerca de 2 milhões de segurados de saúde. Como o foco está nas classes A e B, Antunes estima que a penetração de smartphones entre os clientes do plano gire em torno de 25% a 30%. Somente na primeira semana após o lançamento do app houve 5 mil downloads.

Antunes promete o desenvolvimento gradual de novas ferramentas dentro do app ao longo do tempo. Entre os objetivos está a inclusão no app em 2013 da carteira do plano odontológico da SulAmérica, que hoje atende a cerca de 500 mil pessoas. Não há planos para criação de versão para outros sistemas operacionais, como Blackberry e Windows Phone.

O desenvolvimento do app da SulAmérica foi feito pela Ci&T, de Campinas, que é parceira da seguradora em outros projetos de TI.

 

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