Em fevereiro deste ano, antes, portanto, da pandemia, a CosmoBots registrava um tráfego mensal de 10 milhões de mensagens. De lá para a cá, o volume cresceu seis vezes: trafegam por sua plataforma agora 2 milhões de mensagens por dia, ou 60 milhões de mensagens por mês, informa seu fundador e CEO, Rafael Pettersen, em conversa com Mobile Time. Diariamente, mais de 100 mil pessoas são atendidas por bots desenvolvidos com a plataforma da CosmoBots, diz Pettersen.

A CosmoBots oferece uma plataforma online e self-service para o desenvolvimento rápido de chatbots. Seu foco são pequenas e médias empresas, mas grandes marcas, como Movida, também utilizam a solução. Aliás, foram justamente as grandes empresas que puxaram o aumento do tráfego durante a pandemia, com um crescimento de 250% na quantidade de atendimentos nesse período.

Apps VS Bots

Uma tendência notada pelo executivo este ano são empresas trocando o desenvolvimento de um novo aplicativo móvel ou a atualização do seu app atual pelo uso de bot no WhatsApp.

“Empresas que pretendiam criar apps ou melhorar seus apps viram uma ótima oportunidade de levar seus novos negócios, produtos e serviços para dentro do WhatsApp. Aí não precisam desenvolver um app novo: usam a plataforma do WhatsApp, e por um custo muito mais baixo”, relata.

Apoio a startups

Ciente da dificuldade pela qual passam várias startups durante a quarentena, a CosmoBots decidiu selecionar 20 delas para as quais vai oferecer de graça o uso da sua plataforma por um ano. O projeto será apresentado em setembro e os beneficiados serão escolhidos em outubro.

“Vamos doar a plataforma para ser usada em automação de atendimento. Vamos dar um número de WhatsApp Business API para essas empresas por um ano. Elas terão consultoria e mentoria da CosmoBots”, adianta o executivo.

 

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