|Atualizado em 28 de agosto, às 20:56, com a inclusão da ferramenta Blip Calls| A Blip anunciou novos produtos que têm como foco oferecer uma jornada personalizada e mais ágil ao cliente final em seus contatos inteligentes. Durante o evento BlipID, realizado em São Paulo, nesta quarta-feira, 28, o CTO da companhia, Sérgio Passos, detalhou a dinâmica das novidades. Para introduzi-las, ilustrou a experiência de usuários que recebem o contato de uma mesma empresa pelo WhatsApp (Android, iOS) mas por números diferentes. “Esse tipo de iniciativa acaba sendo muito segmentada. Por isso, oferecer uma entrega hiperpersonlizada é a solução, porque você coloca o cliente no centro e promove o contato inteligente”, explicou o CTO.

Entre as novas funções está o Blip Go Personal, que justamente centraliza os números usados no app de mensageria e permite com que as empresas acompanhem o contato de seus colaboradores com o cliente final. Tudo isso é de forma verificada e gerenciável. De acordo com Passos, com a nova função, as empresas passaram a registrar NPS acima de 80, tendo uma ampliação de cerca de 20% no atendimento ao cliente por mês.

Para garantir o engajamento dentro do WhatsApp, a Blip entende que a experiência precisa ser fluida com uma boa conversa, seja através de uma pessoa ou de forma automática. Assim, a companhia desenvolveu o Blip Copilot, em que a interação humana conta com o auxílio de IA, sem sair da plataforma Blip Desk. De acordo com a Blip, em uma empresa do setor financeiro, a ferramenta resultou em uma queda de 14% no tempo médio de atendimento. Já na primeira resposta por atendimento feito por pessoa, a queda foi de 33% do tempo médio.

Outra novidade é permitir que a IA assuma a conversa com o cliente final. Disponível em versão beta, o BlipAI Agent tem como finalidade não só otimizar a relação com o cliente, mas reduzir o seu tempo de atendimento, de tal forma que ele tenha resposta instantânea e com uma experiência cada vez mais personalizada. De acordo com a Blip, em um cliente que atua no ramo de nutrição e saúde animal, a ferramenta rendeu uma queda de aproximadamente 80% no custo médio de atendimento.

Blip quer jornada direta e sem fricção

Pensando em criar um fluxo direto ao WhatsApp, sem a necessidade de o usuário ser redirecionado para uma nova aba no navegador, a empresa de tecnologia desenvolveu o Blip Marketing. Através da solução, o cliente final é redirecionado de imediato para o WhatsApp. Essa migração acontece em todas as redes sociais, já que a Blip estabeleceu parceria com a Meta e o TikTok (AndroidiOS), além do Google. Oferecida em beta fechado, a ferramenta possibilita acompanhar o comportamento do usuário e otimizar o retorno do investimento realizado nos anúncios.

Ainda dentro deste universo de facilidades e maior objetividade, a empresa de tecnologia aproveitou o sistema de pagamentos disponível no aplicativo de conversação para viabilizar o pagamento em apenas um clique. Em uma varejista do segmento farmacêutico, a solução da Blip rendeu cerca de R$ 5 milhões transacionados, além de queda no tempo de atendimento por volta dos 90%, saindo dos 17 minutos para apenas dois.

Blip Calls

Ainda dentro do evento, aconteceu a divulgação do Blip Calls. A funcionalidade é também realizada dentro da plataforma da empresa de tecnologia e integrada com o WhatsApp. Desenvolvida em parceria com a Meta, com ela, a empresa estabelece rápido contato com o cliente. Dentro do aplicativo de mensageria é exibido o botão “call to action”, que a pessoa clica e entra em contato direto com a empresa. A tecnologia funciona, inclusive, para o contato com empresas no exterior e através de hyperlinks. Por outro lado, há regras. As empresas só podem estabelecer contato por ligação se o cliente tiver autorizado previamente. O objetivo, de acordo com o engenheiro de negócios da Meta, Guilherme Gribeler, é evitar que a funcionalidade se torne mais um acesso para spam.

O “call to action” pode ter tempo de funcionamento definido, conforme opção da empresa. Uma vez que expira,  o cliente fica impossibilitado de estabelecer contato por ligação no WhatsApp. Segundo a Blip, 20 clientes já utilizam a inovação, entre eles, o Banco Pan. Neste caso, a aplicação é usada na venda de consignado, já que o público alvo são pensionistas do INSS e muitos têm dificuldade com a escrita, segundo o superintendente CVP da instituição financeira, Marcos Andrade. Para Gabriel Chaves, Associate Product Manager da Blip, o Blip Calls pode ser utilizado tanto para solucionar problemas quanto para tirar dúvidas sobre novos negócios.