O celular é o produto preferido do consumidor brasileiro para compra no período da Black Friday, ao lado de consoles e jogos. Segundo pesquisa feita em julho deste ano, pela Offerwise, encomendada pelo Google – que ouviu mais de 1,8 mil brasileiros das classes A, B e C –, duas em cada três pessoas no País pretendem fazer compras durante esse período promocional deste ano. A informação foi divulgada em evento do Google relacionado à Black Friday, em São Paulo, nesta quinta-feira, 28.
As buscas pelos produtos na temporada promocional, que ocorre anualmente, cresceram 24% em relação a 2022. 91% dos usuários pesquisam online antes de comprar no período de ofertas. Seis em cada dez brasileiros que demonstram interesse em comprar celular na data promocional começam a pesquisar o produto com um mês ou mais de antecedência. 35% dos consumidores interessados na Black Friday pensam em comprar um smartphone – no ano passado eram 34%.
Para um em cada quatro brasileiros (24%), o preço baixo é o fator mais importante na decisão de compra na Black Friday. A qualidade dos produtos (12%) e a confiabilidade da loja ou app (12%) aparecem empatadas em segundo lugar, seguidas pelo custo do frete (7%) e pelo tempo de entrega (6%).