[Matéria atualizada em 28/10/2020, às 21h54] A Cielo espera que o Banco Central libere ainda em novembro o início das operações do WhatsApp Pay. A expectativa foi revelada durante a coletiva de anúncio do balanço financeiro da adquirente parceira do Facebook para o novo meio de pagamento no Brasil. “Essa é a expectativa que a gente tem”, disse o presidente da empresa, Paulo Caffarelli. Em seguida, ponderou dizendo que a Cielo não está atuante nas conversas com o órgão regulador e não sabe dizer se o lançamento acontecerá antes ou depois do Pix, o meio de pagamentos instantâneos que começará no dia 16 de novembro.
Vale lembrar que o pagamento via o app de mensageria foi anunciado pelo Facebook no início de 2020, e lançado no Brasil em junho, com o anúncio da parceria com a Cielo como adquirente da plataforma. O Banco Central, contudo, suspendeu o pagamento via WhatsApp, exigindo mais informações para autorizá-lo.
Cielo Digi
Durante a apresentação do balanço financeiro da Cielo, Paulo Caffarelli reforçou a transformação digital que a empresa vem fazendo ao longo dos anos, mas em especial durante o período de pandemia do novo coronavírus uma vez que produtos e serviços voltados para o mundo online foram bastante procurados. Em sua fala, o executivo divulgou o Cielo Digi, que nada mais é do que a reunião de uma série de produtos digitais oferecidos pela empresa. O portfólio possui: conta digital; super link; QR Code; checkout para o comércio eletrônico; e API e-commerce, para integração modular.
Caffarelli comentou que a empresa está galgando passos para a construção de uma plataforma digital e firmando parcerias estratégicas para o seu avanço. “NFC, auxílio emergencial, Bits, parceria com Ambev, pagamentos via WhatsApp são passos na (direção da) construção de uma plataforma digital e inteligente, bem maior do que uma empresa de maquininhas. Faremos muito mais”, disse. Para “fazer mais”, o executivo mira nas 4 milhões de empresas que ainda estão fora dessa realidade digital.
Para contextualizar, Cafarelli citou o aumento de 850% do super link durante a pandemia na comparação com o período pré-isolamento social. O presidente da Cielo também comparou o período de crise causado pelo coronavírus com a Black Friday, uma das principais datas do comércio brasileiro que sempre contribui para a inserção de novas empresas no mundo digital. “Na Black Friday passada, entraram 600 mil novos operadores de e-commerce. A pandemia (em sete meses) trouxe 6 milhões. Levaríamos uns 5 anos para chegar a esses números”, contou o presidente da adquirente.