Segundo estudos da RankMyApp, a previsão de downloads de aplicativos para a véspera da Black Friday (que este ano cai no dia 26 de novembro) deve aumentar em 21% na comparação com o dia anterior à data oficial de 2019. O número deve chegar a 578 mil downloads. A empresa analisou mais de 200 milhões de dados dos apps de compras e e-commerce da Play Store, direto do banco de dados da RankMyApp, considerando os anos de 2018, 2019 e 2020. Não se trata da totalidade de apps instalados no Brasil, mas uma amostra de mercado.
O motivo do crescimento seria, segundo a RankMyApp, uma mudança de comportamento dos consumidores que, por conta da pandemia do novo coronavírus precisaram se adaptar para fazer compras. E, da parte do comércio físico, por conta de suas lojas fechadas, houve aumento dos investimentos no digital.
Em um comparativo, a RankMyApp identificou um aumento significativo no volume de instalações de apps de compras e e-commerce. De janeiro a agosto, 55 milhões de instalações foram feitas; 125% a mais do que o registrado em 2019 (24 milhões). Maio e junho de 2020 representaram os picos de instalações, com 8,7 milhões e 8,9 milhões, respectivamente.
A RankMyApp também comparou os anos de 2018 com 2019. No ano passado, a véspera da Black Friday chegou à marca de 478 mil downloads. O número representa um incremento de 124% no volume de instalações na comparação a 22 de novembro de 2018, quando alcançou 213 mil downloads.