Na era da fotografia digital, as pessoas passaram a tirar fotos o tempo inteiro com seus smartphones, mas perderam o hábito de imprimi-las. Consequentemente, o costume de produzir álbuns de fotos da família ou de algum evento praticamente desapareceu. Pois uma startup carioca quer resgatar o costume de fazer álbuns de fotos, mas conciliá-lo com nossos novos hábitos digitais. A Leve Fotos se propõe a imprimir álbuns a partir de fotos encaminhadas pelo WhatsApp, o aplicativo mais popular do Brasil atualmente.
“A missão é resgatar o hábito de registrar momentos especiais e transformá-los em memórias eternas”, comenta a fundadora da Leve Fotos, Gabriela Haber, em conversa com Mobile Time. A ideia surgiu durante a pandemia, quando sua mãe preparou álbuns artesanais com fotos da neta. O resultado encantou a família e os amigos, e acabou inspirando a empreendedora a criar a Leve Fotos.
Como funciona
Cada álbum da Leve Fotos tem 20 páginas e comporta até 41 fotos (incluindo uma na capa). Na prática, é um livro com as fotos impressas nas páginas. O preço é de R$ 144,90, com frete incluído para todo o Brasil.
Para contratar, é preciso realizar o pagamento primeiramente no site da Leve Fotos. Depois disso, começa a jornada no WhatsApp, conversando com o bot da Leve Fotos (+55 21 97157-5535). A conversa é fluida e conduzida pelo assistente virtual. O consumidor informa o número do pedido e, em seguida, é convidado a enviar as fotos pelo WhatsApp. Se quiser uma ordem específica, é só enviar foto por foto separadamente. Senão, pode mandar todas de uma vez e a Leve Fotos vai ordená-las aleatoriamente. A diagramação fica por conta da startup. Em até dez dias o álbum chega na casa do cliente.
Projeção
A Leve Fotos vai começar agora a investir em marketing nas redes sociais para promover seu serviço. A expectativa é de vender 700 álbuns em seis meses. A startup também procura parcerias com agências de viagens e casas de festas que queiram oferecer a impressão de álbuns para seus clientes.