A Apple informou que o Apple Intelligence já está disponível para iPhone, iPad e Mac. Para ter acesso, o usuário precisa atualizar o sistema operacional para o iOS 18.1 – nos casos do celular e do tablet – ou Sequoia 15.1 – para o Mac. O novo recurso promete simplificar diversos processos do dia a dia de quem utiliza esses aparelhos. Entre as praticidades oferecidas pela IA estão a capacidade de resumir longas interações, auxiliar nos projetos de criatividade visual e interagir com o mundo real.
Nas ferramentas de escrita, é possível ajustar texto e tom de voz, ter revisão ortográfica, rever estrutura das frases e ter acesso a resumos – inclusive de trechos selecionados. Quem também entra nas melhorias é a Siri, que tende a ser mais natural, flexível e ter integração ao sistema. Agora, ela é capaz de lidar com a alternância entre voz e texto, bem como responder às perguntas sobre os recursos e configurações dos produtos da Apple.
O Apple Intelligence também auxilia com as fotografias. Por meio dele, o usuário consegue localizar um arquivo descrevendo-o. Além disso, pode solicitar a produção de um “filme” de ocasiões especiais, que será narrado em capítulos, conforme os temas identificados. No momento da edição, é possível remover outros objetos de fundo.
Focar e resumir
Por meio da IA, a vida de quem se perde nas inúmeras notificações ficará mais fácil. De acordo com a Apple, a ferramenta seleciona o que há de mais urgente, como o convite de um evento ou um cartão de embarque, e coloca no topo do e-mail. Além disso, produz resumos, sendo capaz de sugerir respostas e identificar perguntas.
As mensagens também podem ser resumidas. Quanto às várias notificações, o Apple Intelligence é capaz de sintetizar o que há de mais relevante na tela de bloqueio, inclusive das conversas por mensageria. Outro auxílio oferecido é nas ligações. Caso precise gravar, a IA alerta os usuários da chamada, transcreve o áudio e oferece até resumo.
Apple Intelligence: mas e a segurança?
Segundo a Apple, o novo recurso tem processamento dentro do próprio dispositivo. Em solicitações que demandam maior performance, há o Cloud Compute. Ambos são classificados como capazes para garantir a privacidade e a segurança de seus usuários.
Mais novidades vêm por aí
A Apple deve disponibilizar novas funções de sua inteligência artificial em dezembro, período em que também diversos idiomas, incluindo o português, serão incluídos, já que agora a aplicação funciona apenas em inglês. Entre as novas funcionalidades, está a possibilidade de fazer emojis com fotos, criar imagens rapidamente e refinar fotos que não ficaram tão legais.
As produções textuais devem ficar ainda mais práticas, pois a pessoa precisará orientar apenas o que quer fazer com o texto e a IA o transformará no que deseja, como em um convite ou um currículo. Através da Siri, nas ferramentas de escrita, o usuário terá acesso ao ChatGPT.
Por falar em integração, a IA será capaz de interagir com o mundo exterior no iPhone 16. A pessoa que estiver curiosa sobre um objeto ou local, precisará apenas acionar a câmera e apontar para o alvo. Além disso, poderá contar com tradução. O controle de câmera passará a ter conexão direta a outras ferramentas, como o Google e o próprio ChatGPT, conforme a pessoa desejar.
Ao longo dos próximos meses, a Apple pretende aprimorar as sínteses das notificações e deixar a Siri ainda mais inteligente, a ponto de executar comandos dentro de diversos aplicativos.