A Mobile Marketing Association (MMA) e o Interactive Advertising Bureau (IAB) nos EUA estão desenvolvendo especificações complementares para publicidade em sites móveis e em aplicativos móveis. O objetivo dessa vez é guiar os publicitários que criam os anúncios. Uma primeira versão do documento, intitulado "Mobile phone creative guidelines", está disponível para leitura e comentários nos sites internacionais das entidades. Sugestões de modificações podem ser enviadas até 25 de fevereiro.
O documento inclui especificações sobre dimensões máximas e tamanhos de arquivos, além de tipos de anúncios e melhores práticas. Uma das principais preocupações das entidades é com a experiência do usuário, que pode ser afetada negativamente se um anúncio demorar demais para baixar. Por isso, é preciso levar em conta as redes das operadoras e as diferenças de processamento de cada terminal na hora de se criar um anúncio móvel. "Anúncios que carregam mais rapidamente contribuem para que aplicações web carreguem também mais rapidamente, o que aumenta a satisfação do usuário e reduz a saída da página ou do app, e, o mais importante para agências e marqueteiros: aumenta o engajamento, registrando mais conversões e cliques", diz um dos pontos do documento. As entidades recomendam que anúncios multimídia sejam carregados progressivamente, para não travarem a navegação, e que aqueles mais pesados sejam direcionados para exibição apenas quando o usuário estiver em uma rede Wi-Fi.