A plataforma de criação de aplicativos corporativos baseada na nuvem uMov.me teve crescimento de 65% em seu faturamento no ano de 2015, 15% acima de sua meta estipulada. A empresa almejava alcançar 78 mil usuários ativos e obteve 84 mil, sendo 30 mil deles entraram em sua base no último ano.

Segundo Alexandre Trevisan, CEO e fundador da uMov.me (ex-Trevisan Tecnologia), o segredo para a expansão de seus negócios está em uma série de fatores, como o relacionamento com os clientes e a continuidade de investimento de parceiros em mobilidade, além do uso da crise financeira a favor de sua empresa.

“O orçamento reduziu em TI, mas em mobilidade cresceu”, disse Trevisan. “Outro fator é que lançamos uma plataforma nova e ela teve uma adoção mais intensa. O número de pedidos nela foi igual à soma de quatro anos anteriores. Nós também passamos a atuar de uma forma mais intensa com os parceiros”.

Além do crescimento em usuários, a empresa passou a ter 5 mil aplicativos (2 mil deles apenas em 2015) que coletaram 16 milhões de fotos (algo equivalente a 1,7 terabytes) e 33 milhões de coordenadas de GPS. E assim como aconteceu em 2014, ano de começo da plataforma, as principais áreas que demandam apps são logística, força de vendas, trade marketing e ordem de serviços e concentra a maioria deles para empresas do Sul e Sudeste do Brasil.

Próximos passo

Para 2016, a empresa aposta em uma estratégia 360º, adicionará uma atualização com uma nova funcionalidade tátil para aplicativos móveis no 1º trimestre do ano e espera aumentar o faturamento em 50% adicionando um novo setor ao rol de clientes.

“Nós temos uma perspectiva positiva com o mercado agrícola em 2016, pois este deve crescer mais que a indústria e o comércio”, prevê Trevisan. “Quando a gente fala de uma estratégia em 360º significa que queremos olhar além da tecnologia. Você precisa ver onde o cliente está posicionado e encarar a mobilidade como um todo para o parceiro ter resultado financeiro”.

Raio-X

Em seu desenvolvimento durante 2015, a uMOv.me passou a ter 250 parceiros e começou a atuar na América Latina apoiando empresas como TOTVS, NeoGrid, Contax, TWI e UpMobilidade. Com uma operação focada na mobilidade – remota – de seus colaboradores, a empresa possui 30 pessoas que ajudam no atendimento e desenvolvimento de aplicativos, além de informar sobre as novidades da plataforma.

“Temos uma política de comunicação constante com o grupo, mais focada no processo de venda e de desenvolvimento tecnológicos na plataforma. Nós mantemos nossa plataforma atualizada em cases, notícias e novidades”, explicou o empresário. “Fazemos tudo através de web para engajar com a nossa comunidade, desde marketing até a produção de conteúdo digital. E os nossos parceiros são atendidos por gerentes de contas que promovem o ecossistema”.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!