A quantidade de assistentes de voz (na tradução para o inglês,”smart speakers”) nos Estados Unidos mais do que dobrou na comparação entre o quarto trimestre de 2016 e o mesmo período um ano depois. Segundo a análise Adobe Digital Insights, as vendas dos smart speakers cresceram 103% no período, sendo que as vendas nos últimos três meses de 2017 representam 79% do ano todo.
Esse crescimento aconteceu graças às promoções de fim de ano no Natal e Black Friday para dispositivos como Amazon Echo, Amazon Dot, Google Home e Google Home Mini como seus precursores.
Uso dos speakers no cotidiano
Outro dado da pesquisa revela que metade dos usuários usam seus alto-falantes inteligentes pelo uma vez ao dia. Em uma pergunta de múltipla escolha, os usuários dizem que as funções (no inglês “skills”) mais utilizadas nos speakers são: ouvir música (61%), checar a previsão do tempo (60%), perguntar coisas engraçadas (54%), fazer pesquisa (53%) e realizar compras (22%).
Sobre a qualidade de reconhecimento de voz, 72% consideram a tecnologia boa, 24% nem boa e nem ruim, e 4% ruim. Vale frisar que, curiosamente, 16% dos norte-americanos que possuem este tipo de equipamento dizem que se sentem desconfortáveis em utilizar o device na frente de outras pessoas.
Revolução wireless
A pesquisa Adobe Digital Insights ainda apresentou dados sobre outras duas tecnologias relativamente novas para o mercado norte-americano: os fones de ouvido sem fio (“headphones wireless”, em inglês) e os carregadores de smartphones também sem fio (em inglês, “wireless chargers”).
A análise do quarto trimestre de 2017 revela que o market share dos headphones wireless já é maior que o dos headphones com fio. No entanto, 45% dos consumidores discorda da decisão da Apple de tirar a entrada (jack) dos fones de ouvido. Em relação aos wireless chargers, a Adobe constatou que as vendas desses dispositivos triplicaram no quarto trimestre de 2017, quando comparado com o mesmo período em 2016, em grande parte angariado pela entrada de novos dispositivos que suportam essa tecnologia.
Não à toa, ainda de acordo com a pesquisa, dois terços dos consumidores consideram positiva a intenção dos fabricantes em lançar mais opções de dispositivos sem fio.
Sobre o estudo
O estudo Adobe Digital Insights se baseia em mais de 55 bilhões de visitas feitas a mais de 250 varejistas online nos Estados Unidos, além de uma pesquisa feita com mais de 1 mil consumidores norte-americanos.