O Facebook registrou 2,5 bilhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) em algum produto de sua plataforma – Facebook, Instagram, Messenger ou WhatsApp – ao término de 2019, o que representa 8% de crescimento em 12 meses. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 29, no relatório financeiro para o quatro trimestre de 2019 e do ano todo.
Em usuários ativos diários (DAUs), o Facebook alcançou 1,6 bilhão de pessoas, no fim do ano passado.
E pela primeira vez a empresa contabilizou a quantidade de famílias que usam seus serviços no mundo: 2,89 bilhões.
Finanças
A receita do Facebook no ano foi de US$ 70 bilhões, crescimento de 27% contra US$ 56 bilhões em 2018. Os gastos subiram 50%, ao saltar de US$ 31 bilhões para US$ 46 bilhões. Com isso, a companhia teve queda nos lucros. No lucro operacional, a empresa liderada por Mark Zuckerberg registrou redução de 4%, de US$ 25 bilhões para US$ 24 bilhões; e o lucro líquido em 2019 foi de US$ 18,5 bilhões, um recuo de 16% ante US$ 22 bilhões de 2018.
Importante dizer que os resultados não consideram os US$ 5 bilhões de multa do FTC, ainda sob averiguação jurídica. Além disso, o Facebook anunciou um programa de compra de ações de US$ 10 bilhões, sem data de término.