O varejo mundial será abastecido com mais de 2 milhões de CPEs 5G para o serviço de banda larga fixa sem fio (FWA, na sigla em inglês) este ano, prevê a ABI Research. Esse volume vai crescer em média 71% ao ano, chegando a pouco menos de 7 milhões em 2024, projeta a consultoria.
A banda larga fixa sem fio é um dos primeiros serviços oferecidos em redes 5G pelas operadoras móveis ao redor do mundo. Ela serve para atender áreas desprovidas de fibra óptica. Segundo a ABI, menos de 20% das residências no mundo têm acesso a fibra. Operadoras como Vodafone, 3 UK e EE já lançaram FWA em 5G e várias outras têm planos de fazê-lo, como as teles norte-americanas.
A Qualcomm divulgou que tem parcerias com mais de 30 fabricantes de CPEs de FWA em 5G para o fornecimento de chipsets. Marcas como Huawei, Nokia, Samsung e Netcomm já lançaram produtos desse tipo. Os equipamentos precisarão lidar com múltiplas frequências, desde aquelas abaixo de 6 GHz até ondas milimétricas, assim como adaptá-los para operações em ambientes externos e internos.