O Itaú Unibanco anunciou a aquisição de uma participação de 15% na empresa NeoSpace. A startup é especializada no desenvolvimento de modelos fundacionais de inteligência artificial generativa para o setor financeiro. O investimento de US$18 milhões faz parte de uma rodada liderada pelo Itaú, dos quais cerca de US$15 milhões foram aportados pelo próprio banco.
O objetivo é desenvolver produtos exclusivos baseados em IA, que personalizem soluções e serviços oferecidos aos clientes do varejo. Diferentemente dos modelos generalistas de inteligência artificial, a NeoSpace se destaca por criar modelos especializados e verticais, desenhados para atender às necessidades específicas do setor financeiro.
Com essa tecnologia, o Itaú busca aprimorar ferramentas conversacionais para oferecer insights personalizados sobre gestão financeira e otimizar a modelagem de crédito. A expectativa é que o uso dessas soluções cresça substancialmente nos próximos anos.
A parceria entre Itaú e NeoSpace também prevê um acordo comercial que permita a integração dos modelos de IA da startup na experiência digital do banco.
A rodada de investimentos também contou com a participação de investidores-anjo, como Micky Malka (Ribbit), Martin Escobari (General Atlantic), Nigel Morris (QED) e Hans Morris (NYCA).