A Meta AI, assistente de inteligência artificial da Meta, chegou a 700 milhões de usuários ativos por mês (MAUs) no final de 2024. A CFO da holding, Susan Li, confirmou o resultado durante conversa com analistas de mercado nesta quarta-feira, 29.
De acordo com a executiva, o WhatsApp é o que mais puxa o crescimento da IA dentro dos produtos da empresa, uma vez que as pessoas usam a assistente para acessar informações e fazer perguntas sobre educação. O segundo é o Facebook, em especial com os usuários fazendo perguntas sobre o conteúdo de seus feeds.
Li afirmou ainda que a Meta AI terá como foco em 2025 ser mais personalizada. Sobre a possibilidade de monetização, Zuckerberg destacou que não é o objetivo no momento, uma vez que a plataforma precisa ganhar escala e ter uma boa experiência para seus usuários.
Por sua vez, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, explicou que, tradicionalmente, a Meta segue o mantra de “criar um produto, ganhar escala de até 1 bilhão ou mais usuários e depois começa a monetizar”. Com isso, a CFO explicou que há opções no horizonte para monetização, como recomendações de conteúdo pago e uma versão premium.
Rota do 1 bilhão da Meta
O aplicativo que está atualmente rumo ao 1 bilhão de usuários na Meta é o Threads. De acordo com Zuckerberg, o app deve alcançar a marca nos próximos anos. Atualmente, o Threads tem 320 milhões de MAUs.
O CEO da Meta também mostrou empolgação com o avanço do WhatsApp nos Estados Unidos, o que coloca o app em rota para ser a principal plataforma de mensageria no mercado norte-americano, assim como é em outros países do Ocidente. Mas a principal aposta do executivo para 2025 é trazer de volta os usuários do Facebook.
“Facebook tem 3 bilhões de MAUs no mundo hoje e nós estamos focados em crescer a sua influência cultural”, afirmou Zuckerberg. “Há muitas oportunidades de torná-lo influente culturalmente no atual cenário. Isso é um objetivo divertido e interessante que guiará o desenvolvimento de produto em algumas direções interessantes”, completou, ao dizer que vai gastar mais tempo no Facebook, que não teve tanto foco nos últimos anos.
Por sua vez, Li reportou que o Reels do Instagram tem mais de 4,5 bilhões de compartilhamentos de conteúdo por dia.
A família de apps da Meta (Facebook, Instagram, Messenger, WhatsApp) terminou 2024 com 3,35 bilhões de MAUs, um incremento de 5% contra 3,24 bilhões um ano antes.
Imagem principal: IAs da Meta apresentadas por Mark Zuckerberg no final de 2024 (reprodução/Meta)