O comércio online de produtos e serviços por meio de smartphones ultrapassou pela primeira vez as compras feitas em tablets. De acordo com o Índice Trimestral de Pagamentos Móveis da Adyen, no último trimestre de 2015 os handsets passaram a ser preferidos por 17,5% dos usuários na hora da compra ante 16% dos tablets. No semestre anterior, a comparação era 14% para smartphones e 17% para os tablets.

Como resultado, a companhia acredita que a mudança no gosto representou um impacto nas compras, com 29% dos pagamentos de produtos ou serviços digitais sendo feitos em celulares, em comparação a 7% em tablets. No entanto, a mudança não significa o fim da linha para os tablets. A pesquisa demonstra que, em questão de tíquete médio, as compras do iPad ainda são as mais altas, com US$ 107. Elas superaram PCs (US$ 106), tablets Android (US$ 86), iPhones (US$ 83) e smartphones Android (73%).

Jean Christian Mies, VP sênior da Adyen na América Latina, acredita que a quantia é superior nos tablets da Apple pela “experiência de navegação dos usuários na compra”, algo que os smartphones precisam melhorar. Por outro lado, o VP de relações institucionais do e-Bit/BuscaPé, Pedro Guesti, acredita que a mudança no gosto de compra está relacionada ao aumento do tamanho médio da tela dos smartphones.

Outro dado importante da pesquisa ressalta que atualmente mais de um terço (34%) das compras online no mundo são realizadas por meio de dispositivos móveis. Nos três meses anteriores, a participação era de 30%. Vale lembrar que a pesquisa da Adyen analisa apenas dados de transações realizadas em navegadores e não conta as transferências feitas por aplicativos.

Ásia e Europa dominam m-payment

Grande parte das compras em dispositivos móveis foi impulsionada por meios de pagamentos móveis na Ásia. Apenas na japonesa JCB, as aquisições por meio de m-payments representaram 54% de suas transações. Na chinesa Alipay chegou a 44% e na UnionPay, a 31%.

A Europa foi outro destaque da pesquisa, em especial o Reino Unido. O comércio mobile na região britânica já representa 49% do comércio online, sendo 34% deles realizados em smartphones. Os Países Baixos aparecem em seguida com 35% de pagamentos móveis, sendo 23% especificamente em celulares. Na Suécia, a participação mobile chega a 32%, dos quais 25% em smartphones.

 

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