A Adobe apresentou uma função analítica que permite acesso a informações detalhadas sobre consumidores de áudio on-line e off-line, nesta quinta-feira, 29. A ferramenta de análise de áudio passa a fazer parte da Adobe Analytics Cloud, uma plataforma que traz dados sobre a jornada do usuário dentro e fora da rede. Em sua atualização, as marcas podem entender o comportamento dos ouvintes de podcasts, streamings musicais e audiolivros.
Será possível, por exemplo, analisar se um anúncio foi ignorado e se teve erro na entrega da publicidade, tanto para áudio baixado quanto para aqueles acessados em streaming. Além disso, os usuários do Analytics Cloud podem mensurar o conteúdo de um áudio em todos os dispositivos, e se conectar a uma fonte de dados (secundária ou terciária) para avaliar, localização, demografia, psicografia do público-alvo.
Outra função permite alertar falhas em um áudio (como atraso de download ou demora no buffering), uma vez que a ferramenta é baseada no Adobe Sensei, a estrutura de inteligência artificial e machine learning da Adobe. Também há opção para monetização com distribuição de seu público-alvo no Adobe Audience Marketplace, ferramenta para os demais anunciantes explorarem esses usuários e canais. E a ferramenta também está preparada para as empresas ofertarem conteúdo aos donos de carros conectados, como playlists dedicados aos motoristas, recomendação de rotas e anúncios de áudio.
Pelo menos dez companhias de mídia são parceiras da Adobe ao fornecer informações de seus usuários. Companhias como CBS Interactive, Pandora, Spotify, Time Warner e Viacom.