A Samsung prevê uma queda nas vendas de dispositivos móveis para o segundo trimestre de 2020 em decorrência do novo coronavírus. De acordo com o relatório publicado nesta quarta-feira, 29, quando saiu o balanço financeiro da empresa sul-coreana, a companhia afirmou que “a queda nos ganhos é inevitável com o enxugamento do mercado e o fechamento de lojas físicas (devido ao distanciamento social)”. A empresa prevê ainda uma redução na demanda por equipamentos da rede 5G.
Em conversa com analistas de mercado, JongMin Lee, vice-presidente sênior do negócio de comunicações móveis, disse que o impacto da Covid-19 começou no mês de março, com efeitos na cadeia de logística e no envio de smartphones ao mercado. Ainda assim, a empresa registrou boas vendas da família de smartphones S20 e do dobrável Z Flip.
No primeiro trimestre de 2020, a empresa registrou 25 trilhões de wons (US$ 2,1 bilhões na corretagem atual) nas vendas de dispositivos móveis, uma queda de 4% ante 27 trilhões de wons obtidos um ano antes.
Contudo, Lee prevê que o segundo semestre de 2020 terá uma “queda acentuada” nas vendas com o fechamento de lojas e encolhimento da demanda do mercado. Um efeito que acontecerá também para os pedidos de equipamentos de rede 5G.
Neste cenário, a aposta da Samsung será em fortalecer as vendas online e em B2B e mantém os planos para lançar um novo handset dobrável e a edição 2020 do Galaxy Note para o segundo trimestre de 2020.
Seu colega, Han JinMan, vice-presidente do negócio de semiconductores (memórias) da fabricante, relatou que a demanda por insumos móveis foi afetada pela crise. Em sua visão, qualquer sinal de recuperação dependerá de fatores como contenção da doença e recuperação da confiança dos consumidores.