A Electronic Arts (EA) anunciou a aquisição da Glu Mobile nesta quinta-feira, 29. De acordo com a companhia, a compra equivale a US$ 2,1 bilhões. Por meio da operação, a expectativa da EA é aumentar receita e lucratividade por meio dos games e propriedades intelectuais da firma adquirida.
Fundada em 2001, a Glu Mobile registrou uma receita de US$ 544 milhões (entre setembro de 2019 e 2020) e tem um amplo repertório de jogos móveis, como Design Home, Covet Fashion, Kim Kardashian: Hollywood, Dinner Dash e MLB Tap Sports Baseball. O mercado norte-americano é o seu principal. Com a aquisição, um time de 800 pessoas (500 desenvolvedores de jogos) nos Estados Unidos, Índia e Canadá passam a fazer parte da EA.
Se combinado o portfólio móvel das duas empresas, as receitas superam US$ 1,3 bilhão. Ou seja, quase o dobro das receitas atuais de US$ 744 milhões em mobile da EA. Importante dizer, a soma obtida combina o faturamento da Glu entre setembro de 2019 e 2020 e o faturamento total da EA em 2020, os dados públicos mais recentes das duas empresas.
Outros benefícios da operação para a compradora são:
– A audiência global dos jogos das duas empresas equivale a 100 milhões de jogadores móveis por mês;
– Se trabalhado em formato multi ou entre plataformas (mobile-PC-console), os jogos podem alcançar um público de 430 milhões de jogadores;
– Adição de propriedades intelectuais da Glu em esportes e estilo de vida incrementam o portfólio de games móveis da EA. Um exemplo é a franquia de jogos de baseball da MLB, que podem ser levados para outras regiões.
A transação deve ser concluída até o final do segundo trimestre de 2021, após aprovação dos órgãos reguladores.