|Atualizado em 29 de abril, às 19h45, com entrevista com Rodrigo Gruner| A Vivo acaba de lançar uma conta digital de pagamentos, Vivo Pay (Android, iOS). Ela é aberta e gerenciada através de aplicativo móvel e está disponível para clientes de qualquer operadora, não só da Vivo. Para o desenvolvimento do produto, a empresa optou por uma plataforma de “banking as a service” (BaaS) fornecida pela Dock, do Grupo Conductor, que tem licença de instituição de pagamento.
A conta pode ser movimentada através de PIX. E os usuários recebem também um cartão virtual pré-pago Visa para compras online. Não há anuidade nem mensalidade para o uso do Vivo Pay. E a navegação no app é gratuita para clientes da operadora.
Dentro do app é possível fazer recarga de linhas pré-pagas da Vivo. Outras funcionalidades como saque sem cartão e recarga de transporte público serão lançadas em breve.
“Com o Vivo Pay, não queremos concorrer com grandes bancos e players do setor financeiro. Nosso principal objetivo é que o cliente da Vivo tenha mais benefícios ao estar com a gente, além de facilitar o dia a dia dele, com facilidades como poder pagar uma conta sem precisar ir a uma lotérica, ou ter um cartão de crédito pré-pago para compras online. Com o Vivo Pay, queremos que nossos clientes estejam mais engajados conosco e possam participar do ecossistema da Vivo”, explica Rodrigo Gruner, diretor de serviços digitais e inovação da Vivo.
Para assinantes da Vivo, a operadora dá até 20 GB de Internet em troca da utilização da conta Vivo Pay. A ideia foi batizada de “Gigaback”. Quem completa o cadastro da conta recebe 2 GB. Ao fazer o primeiro depósito na conta, recebe outros 2 GB. A primeira compra com o cartão virtual vale 6 GB. E a primeira recarga Vivo, 10 GB. Outras ações que geram Gigaback serão criadas ao longo do tempo.
“Pretendemos oferecer benefícios e serviços da Vivo e de parceiros dentro do Vivo Pay, bem como colocá-lo como alternativa de pagamento em diferentes serviços da Vivo. Como exemplo, em algum momento, poderemos oferecer o Vivo Money dentro do Vivo Pay, bem como incluir o Vivo Pay como alternativa de meio de pagamento para compras feitas no marketplace da Vivo”, informa o diretor.
Análise
A iniciativa é mais um passo da Vivo na oferta de serviços financeiros, complementando o Vivo Money, lançado no ano passado e que dá acesso a crédito para clientes da operadora. É também mais um capítulo no recente retorno das operadoras móveis ao mundo de serviços financeiros, depois de iniciativas que foram descontinuadas nas últimas décadas. A Claro lançou no ano passado o Claro Pay, que opera em modelo bastante parecido com o Vivo Pay. A Oi criou a Oi Conta Zap, em parceira com a startup Conta Zap, cujo acesso acontece via WhatsApp. E a TIM tem uma parceria estratégica com o C6 Bank, pela qual leva novos clientes para a fintech em troca de uma remuneração e de participação acionária nela.
Tela Viva Móvel
Gruner participará do painel de abertura do 20º Tela Viva Móvel, no dia 11 de maio, ao lado de Flávia Pollo Nassif, CEO da DialMyApp; Marcio Carvalho, CMO da Claro; Renato Ciuchini, vice-presidente de estratégia e transformação da TIM; e
Roberto Guenzburger, diretor de marketing da Oi. O seminário, organizado por Mobile Time, acontecerá em formato online, com transmissão ao vivo. Mais informações estão disponíveis em www.telavivamovel.com.br.