A Vivo anunciou nesta segunda-feira, 29, a expansão do serviço de 4G para algumas fazendas do Grupo Bom Jesus, no estado do Mato Grosso, cobrindo uma área de 28 mil hectares. O grupo atua nas áreas de transportes, comercialização de grãos e insumos (fertilizantes, defensivos e sementes), pecuária e varejo de combustíveis.
4G e infraestrutura
O projeto da Vivo e do Grupo Bom Jesus vai levar conectividade por meio da frequência de 700 MHz com 4G, NB-IoT e LTE-M. A operadora ficará encarregada pela instalação de toda a infraestrutura de torres e equipamentos de telecomunicações.
A tecnologia NB-IoT servirá para a comunicação de dispositivos estáticos. Ou seja, para aplicações de sensoriamento do clima, como temperatura, umidade do solo e incidência solar – que são bastante utilizadas em estações meteorológicas. Já a rede LTE-M contribui com aplicações com mais mobilidade, como, por exemplo, a telemetria de maquinários agrícolas.
Vivo e Grupo Bom Jesus
A empresa da agropecuária vai cobrir toda a sua área de cultivo com a conectividade 4G, NB-IoT e LTE-M. Sendo assim, o grupo expande os controles da operação e acompanhamento em tempo real, com destaque para a automação de todo o seu maquinário agrícola, caminhões e estações climáticas.