A 99 anunciou nesta quarta-feira, 29, uma expansão da Aliança para Mobilidade Sustentável com a entrada de novas empresas e modais. O destaque desta vez foi a entrada da antiga rival iFood com oferta de aluguel de motos elétricas para seus motociclistas parceiros. Em evento nesta quarta-feira, 29, em São Paulo, a companhia também apresentou uma expansão na oferta de veículos elétricos e da atuação em mais cidades brasileiras.
De acordo com Thiago Hipólito, diretor sênior de inovação da 99, o avanço ocorre pela rápida adesão de motoristas e usuários aos modais elétricos. Em dois anos de atuação apenas na cidade de São Paulo, a Aliança obteve 3,5 milhões de viagens realizadas para 5,2 milhões de pessoas, com 4,1 mil carros eletrificados que somaram 27 milhões de quilômetros rodados.
Além disso, o grupo, que conta com 19 empresas como Santander, BYD, Raízen, Ituran e Tupi Mobilidade, investiu R$ 245 milhões neste período. A parceria entre as empresas também colaborou para a instalação de 7,5 mil pontos de recarga pública.
Agora, além dos carros, a Aliança (fundada pela 99) quer avançar em motos.
Motocicletas
Em motos elétricas, a 99Moto (corridas com passageiros) e o iFood (delivery) testaram um modelo de aluguel com 10 motos em São Bernardo do Campo, cidade do ABC Paulista. Na prova feita em parceria com Vanmo e Riba, os motociclistas chegaram a ter R$ 1,4 mil de economia mensal.
Vale lembrar que até pouco tempo atrás 99 e iFood eram rivais no segmento de entrega de comida, mas a 99 fechou sua operação de delivery recentemente.
E o iFood já conta com aproximadamente 1 mil motos elétricas em sua operação atualmente – número atingido antes do apoio da Aliança.
Metas
Agora, a ideia da Aliança é expandir essa oferta de motos elétricas e colocar nas ruas 2 mil unidades em 2024 e 10 mil em 2025. Junto com a operação de motocicletas, Hipólito afirmou que a Aliança fará sua expansão geográfica e deve chegar a mais cinco cidades brasileiras – sem revelar quais seriam e nem como serão selecionadas. Até agora o grupo atua apenas na cidade de São Paulo.
Em carros, Hipólito afirmou que a companhia dobrou suas metas para 2025 e espera ter 20 mil carros eletrificados em 2025. Para esta nova fase, o Osten Group entra na Aliança e trará 200 Dolphins da BYD para serem locados aos motoristas da 99, em uma operação que custará R$ 1,5 milhão para o novo parceiro.
Em postos elétricos de recargas, a meta segue sendo de alcançar 10 mil pontos no final do próximo ano.
Imagem principal: Thiago Hipólito, diretor sênior de inovação da 99 (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)