O sênior head de inovação sustentável do banco Santander, Leonardo Fleck, afirmou que a eletrificação da mobilidade urbana dependerá de um apoio mais forte do setor privado. Durante a comemoração de dois anos da Aliança para Mobilidade Sustentável nesta quarta-feira, 29, o executivo explicou que, embora o governo federal tenha começado a se movimentar com programas como o Mover e o PAC Seleções, outros países (em especial os europeus) estão com subsídios governamentais mais pesados para a transição energética, do motor a combustão para híbridos e elétricos.

Neste cenário, o banco criou em 2023 a área de inovação sustentável que tem como objetivo desenvolver soluções financeiras para negócios sustentáveis, em especial no mercado de eletrificação. O Santander vê neste setor um diferencial competitivo, pois não há muitos rivais oferecendo créditos para empresas e consumidores que desejam fazer a mudança energética.

Entre os segmentos que a instituição financeira vê potencial de eletrificação estão veículos leves de última milha, ônibus elétricos e infraestrutura de recarga. Quando falado de público consumidor neste ecossistema, o alvo do banco são os motoristas de apps, as transportadoras logísticas de last-mile, as concessionárias de ônibus e as empresas de recarga.

De acordo com Fleck, o ecossistema que almejam responde atualmente por R$ 12 bilhões de mercado, mas tem potencial para chegar a R$ 150 bilhões em 2023.

Resultados

Em seu primeiro ano de operação, o executivo afirmou que o Santander se tornou líder em financiamento de veículos híbridos e elétricos. Se considerar veículos híbridos e elétricos, a instituição tem 48% de market share. Em elétricos, a fatia de mercado é de 61%.

O head da divisão de inovação sustentável do banco Santander explicou que grande parte desse market share foi obtido pelo financiamento dos carros dos veículos da BYD no Brasil. Em fevereiro, a montadora chinesa trouxe ao mercado no começo do ano os elétricos Dolphin e Dolphin Mini, inclusive em parceria com o banco e o 99 para vender aos motoristas do app.

Além dos veículos, Fleck afirmou que o banco está apoiando a instalação de 47 estações de recarga em autoshoppings no Brasil.

Imagem principal: Leonardo Fleck, sênior head de inovação sustentável do banco Santander (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)