No começo da pandemia, 65% dos consumidores brasileiros apontavam as lojas físicas como seu canal de compras favorito. De lá para cá, houve uma queda de 11 pontos percentuais, e agora são 54%. Em contrapartida, os canais móveis cresceram 2,5 pontos percentuais, passando de 7% para 9,5%. Os dados são de um estudo da PYMNTS e Cybersource – empresa da Visa de cibersegurança – feito entre dezembro e novembro de 2020 com 2,1 mil consumidores e 502 comerciantes.
Dos pagamentos no meio digital, o cartão de crédito responde por 62% das transações, em comparação a 13,5% no débito, 9% do boleto, 5,5% no cartão da loja, 7% em carteiras digitais e 4,1% card-on-file (pagamento com cartão pré-cadastrado).
Comerciantes
A maioria (72%) dos lojistas entrevistados consideram inteligência artificial como algo muito importante para o futuro de seus negócios. Além disso, metade dos comerciantes pretendem investir em mobile commerce e modalidades de vendas omnichannel, como retirada no balcão.