| Publicada originalmente no Teletime | A Anatel divulgou nesta semana os dados do mercado de telefonia móvel referentes a maio com uma marca importante para o 5G: já são mais de 10 milhões de acessos no País. Isso representa um aumento de 13,52% na base (1,2 milhão de adições líquidas), o maior ritmo deste ano, e provavelmente efeito da venda de smartphones no Dia das Mães, celebrado em 12 de maio e uma das datas de maior movimentação no varejo.
O crescimento foi visto especialmente na Vivo e na Claro, com 17,26% e 12,84%, respectivamente. As duas empresas disputam a liderança da base 5G, mas a Vivo avançou mais e conquistou a ponta em maio, com 3,951 milhões de acessos, enquanto a Claro ficou com 3,868 milhões de linhas. A TIM também cresceu, mas em ritmo menor: 8,57%, total de 2,262 milhões de chips. Confira no gráfico abaixo como ficou a configuração do mercado de quinta geração.
Em maio também houve a estreia da Brisanet, a primeira prestadora de pequeno porte (PPP) a aparecer na base da Anatel em 5G. Porém, neste primeiro mês, a empresa cearense só registrou três acessos, provavelmente de uso interno na operadora para testes. A empresa pretende lançar o acesso 5G para banda larga fixa em setembro.
4G
O crescimento no 5G não se repetiu na tecnologia ainda mais adotada no Brasil, o 4G. Pelo contrário, houve uma queda em geral, de 0,67%, ou mais de 1,332 milhões de desativações, o que pode indicar uma migração de tecnologias pela semelhança com a quantidade de adições líquidas do 5G.
Na disputa do mercado, todas as grandes operadoras reduziram a base LTE, especialmente a líder Vivo, que desligou 873,8 mil chips, totalizando 73,280 milhões de linhas. Por outro lado, as PPPs somadas continuaram a crescer, mesmo após um aumento exponencial entre março e abril, avançando 1,24% em maio e chegando a 8,718 milhões de acessos. Confira no gráfico abaixo como fica o market share dos grupos.
As demais tecnologias mostraram patamar semelhante no comparativo mensal, ainda que tenham registrado crescimento. O 2G avançou 0,79% e ficou com 22,343 milhões de acessos, enquanto o 3G cresceu 0,28%, total de 22,738 milhões de linhas.
Modelo
Pós-pago continua sendo a modalidade preferida dos usuários brasileiros (56% de market share), levando em conta que a Anatel considera os planos controle dentro dessa categoria. Em maio, esta base somava 141,625 milhões de acessos, um aumento de 0,44% no mês. Já o pré-pago caiu 0,47% no comparativo mensal, ficando em 109,577 milhões de linhas.
No total, a base brasileira de celulares ficou praticamente estável (aumento de 0,04%) em um mês, com 251,203 milhões de acessos. No comparativo com maio de 2022, contudo, chegou-se a 3,87% de queda.