O volume de tablets enviados pelos fabricantes para o varejo mundial no segundo trimestre caiu 7% em comparação com o mesmo período do ano passado, baixando de 48 para 44,7 milhões de unidades, aponta levantamento feito pela IDC. As principais razões para a queda são o ciclo de vida longo do produto, a competição com phablets (smartphones com tela grande) e a falta de inovação em novos modelos da categoria, listam os analistas da consultoria.
Apple e Samsung continuam dominando esse segmento, mas ambos reduziram seu volume de unidades distribuídas ao varejo e perderam market share em 12 meses. A Apple enviou 10,9 milhões de unidades, o que representa queda de 17,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Seu market share, consequentemente, caiu de 27,7% para 24,5%. A Samsung, por sua vez, diminuiu em 12% o seu abastecimento, com 7,6 milhões de unidades no segundo trimestre, o que levou seu market share a baixar de 18% para 17%. Por outro lado, Lenovo, Huawei e LG aumentaram seus volumes de vendas e ganharam participação no mercado de tablets. As três responderam por 5,7%, 3,7% e 3,6% de market share, respectivamente, entre abril e junho. O restante do mercado de tablets (45,6%) está pulverizado nas mãos de outros fabricantes (veja tabela abaixo).
Fabricante | Unidades distribuídas no 2T15 | Market Share no 2T15 | Unidades distribuídas no 2T14 | Market Share no 2T14 | Crescimento anual |
1. Apple | 10.9 | 24.5% | 13.3 | 27.7% | -17.9% |
2. Samsung | 7.6 | 17.0% | 8.6 | 18.0% | -12.0% |
3. Lenovo | 2.5 | 5.7% | 2.4 | 4.9% | 6.8% |
4. Huawei | 1.6 | 3.7% | 0.8 | 1.7% | 103.6% |
4. LG Electronics | 1.6 | 3.6% | 0.5 | 1.0% | 246.4% |
Others | 20.4 | 45.6% | 22.4 | 46.7% | -9.3% |
Total | 44.7 | 100.0% | 48.0 | 100.0% | -7.0% |
Fonte: IDC