Beba socialmente. Parece mensagem de propaganda de bebida alcoólica, mas é o mote de uma rede social para cervejeiros, a Untappd (na tradução do inglês “inexplorado”), disponível para Android, iOS, Windows Phone e Blackberry.
Na tela principal, o internauta pode digitar o nome de uma cerveja que experimentou ou que deseja conhecer, adicioná-la a uma lista de desejos (Wishlist) ou encontrar um bar para comprá-la (Find It). O app utiliza a geolocalização do usuário para mostrar os bares mais próximos em um raio de 5 Km.
Também é possível fazer pesquisas por bares, cervejarias e rótulos mais consumidos (divididos entre micro e macro cervejarias) e as melhores cervejas ranqueadas pelos usuários. Grandes marcas do exterior como Sierra Nevada, Corona e Samuel Adams podem ser encontradas lá. Do Brasil é possível achar microcervejarias, como a gaúcha Rasen; e gigantes do mercado de bebidas, como Skol.
Para os estabelecimentos, o Untappd disponibiliza opções para engajamento com os fãs, gerenciamento de marcas e análise de tendências de consumo.
Socialize
Assim como acontece em redes sociais como Facebook e Instagram, o Untappd permite seguir e compartilhar mensagens, fotos, comentar posts, dar nota para uma cerveja e, no lugar “curtir”, o usuário pode “brindar” um post.
À medida que o usuário publica novos rótulos que experimentou, o Untappd dá prêmios (badges) similares ao Foursquare. As postagens podem ser compartilhadas no Foursquare, Twitter e Facebook, além de buscar usuários dessas rede sociais.