Em um tablet, o cliente analisa o cardápio do restaurante, escolhe as opções, faz alterações – adiciona batata, bota pouco molho, escolhe rodízio completo ou simples, por exemplo – e, uma vez definidos os pratos e as bebidas, os pedidos são enviados aos respectivos setores do estabelecimento. Da impressora localizada no bar, saem os pedidos das bebidas. Já na cozinha, são impressas as escolhas de pratos ou petiscos. Por trás do dispositivo móvel está o Cardápio Digital, solução da SoftUp, que usa um aparelho em cada mesa para o autoatendimento dos clientes. Pode substituir o papel do garçom ou o transforma em um intermediador capaz de explicar o funcionamento da casa e do novo menu.
Lançado há quatro meses, a SoftUp conta com três clientes e uma lista com 80 prospecções, sendo quatro em vias de fechar o negócio. O fundador da empresa, Robinson Idalgo, estima que, até o final do ano, serão 40 estabelecimentos usando a ferramenta, todos no estado de São Paulo, mesma região da empresa.
“A proposta da solução é melhorar o atendimento, dar mais fluidez aos processos dentro de bares e restaurantes. As impressoras, cada uma num setor específico da casa, aceleram os pedidos. O Cardápio Digital também reduz os custos para o nosso cliente. Pelos meus cálculos, é possível economizar o equivalente a dois garçons em um prazo de seis meses de uso dos tablets”, contou o fundador da SoftUp.
Com o Cardápio digital, o cliente fecha a própria conta. Nele, é possível dividir o valor final pelo número de pessoas ou escolher os itens que cada um da mesa vai pagar. No fim, o cliente pode fazer uma avaliação do estabelecimento.
O Cardápio Digital está integrado com o ERP do Sistema Grátis (Android). Mas as APIs disponíveis da SoftUp fazem a comunicação com qualquer outro sistema integrado de gestão empresarial.
O único obstáculo está nos custos das impressoras e da montagem do cardápio, que requer fotos bem feitas, realizadas por profissionais. Para amenizar o investimento para o cliente, a SoftUp fez uma parceria com uma empresa que aluga equipamentos.
Modelo de negócios
A SoftUp optou pelo SaaS (Software as a Service) como modelo de negócios. No caso, a empresa vende o software e presta serviços como treinamento de uso da ferramenta com a equipe do restaurante. Na fase de implementação, é cobrado por hora. E, para o suporte e acompanhamento, o serviço é mensal, com atendimento online por telefone, ou presencial, se for o caso.
Próximo passo
No futuro, o Cardápio Digital vai oferecer a seus clientes a opção de incluir vídeos sobre os produtos, como, por exemplo, informações sobre como o prato é feito, sua origem, quais ingredientes etc.