A Rede e o Itaú anunciaram que terão uma nova modalidade de pagamento disponível a partir de outubro: o Pix por aproximação. A novidade permite que o usuário faça o pagamento apenas aproximando o celular da maquininha, usando a tecnologia NFC. Segundo o banco, a iniciativa é pioneira e tem como objetivo não só agilizar, mas tornar mais prática a jornada do Pix para os seus usuários.

Ao realizar esse tipo de pagamento, cliente e vendedor devem ter uma otimização de tempo de cerca de 30 segundos, saindo dos 36 segundos atuais para os 6 segundos. Outro ponto ressaltado pelo Itaú é a segurança para os seus usuários. Ao efetuar o Pix por aproximação, o pagador faz a autenticação usando sua senha ou biometria ao visualizar o alerta de compra, que exibe o valor da aquisição. Tudo isso, sem abrir o aplicativo da instituição financeira.

A nova modalidade do Pix vai de encontro ao movimento que o Itaú tem adotado recentemente, voltado para a inovação. No início de julho, o banco anunciou a migração de todos os seus aplicativos para o seu superapp, o que deve acontecer gradualmente e terminar no final de 2025. Mais recentemente, a instituição financeira informou que o limite de alguns de seus cartões poderão ser visualizados no app Itaú (AndroidiOS), a partir de agosto.