A Ideais, empresa especializada em serviços de TI, vem aumentando seu portfólio em mobilidade e já investe o equivalente a R$ 500 mil em projetos no setor. Atualmente, cerca de 7% do faturamento da empresa vem de projetos mobile, e a expectativa é de que esse número possa ser dobrado em 2013.

A Ideais registrou um faturamento de R$ 17 milhões em 2011 e a previsão para 2012 é alcançar uma receita de R$ 22 milhões, ficando a divisão de mobilidade (que atualmente conta com dez funcionários) responsável por cerca de R$ 2 milhões. A empresa adquiriu recentemente a marca MOVA, focada em desenvolvimento de soluções de telemetria e rastreamento de veículos, a qual agregou expertise na criação de soluções móveis para serem executadas em dispositivos com poucos recursos de hardware.

“Com a compra da MOVA, passamos a ter uma plataforma de rastreamento. A ideia para o futuro é estender isso a produtos já existentes e ativos em geral. A nova marca nos permite o cruzamento de informações georreferenciadas com mobilidade”, diz o diretor de marketing da Ideais, Raphael Ferreira, salientando também que a empresa possui projetos de publicidade georreferenciada, tecnologia que permite que a geolocalização seja utilizada para a inserção remota de peças propagandísticas em locais específicos. “Já fizemos um projeto-piloto para uma concessionária de rodovias, pelo qual o usuário pode gerenciar via web informações de paineis que ficam na beira das rodovias. Uma evolução desse projeto seria oferecer mídia georreferenciada, em locais como elevadores e ônibus. Esta seria uma forma de agregar localização à propaganda, permitindo à empresa gerenciar tudo remotamente. A MOVA é uma plataforma que nos dá estrutura para fazer esse tipo de interação”, afirma.

A empresa já desenvolveu grandes projetos de mobilidade em e-commerce para um de seus clientes, a B2W (Americanas.com e Submarino), e agora planeja agregar soluções móveis a suas outras marcas, como a empresa Investtools, focada em produtos para mercado financeiro, e a plataforma KANLO (serviço de e-commerce para pequenos e médios varejistas).

Outra aposta da Ideais vem sendo os investimentos em responsive web design, que permite que sistemas com interface web possam ser desenvolvidos com diversas telas e dispositivos com diferentes resoluções.

“Hoje, além da questão da mobilidade, há também questão da diversidade dos devices. Para lidar com isso, adotamos a abordagem do design responsivo, que busca adequar a interface dos sistemas e soluções a qualquer tipo de dispositivo, independentemente da natureza ou do tamanho de tela. Acreditamos que o uso desse tipo de tecnologia deve crescer muito já que reduz sensivelmente o custo de manutenção dos sistemas e os habilita a serem acessados por diversos dispositivos, cuja variedade não para de crescer”, conclui.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!