A Movile, empresa brasileira de conteúdo móvel, anunciou nesta quinta-feira, 29, uma parceria com a Boingo Wireless, operadora norte-americana de redes Wi-Fi, para lançar um serviço premium no aplicativo Free Zone.

O Free Zone é um app gratuito para Android e iOS que mapeia as redes Wi-Fi abertas e mostra a proximidade e qualidade do sinal ao usuário. Com o acordo, a Movile passa a oferecer o Free Zone Premium, upgrade que dará acesso também às 700 mil redes Wi-Fi da Boingo no mundo. Como a norte-americana oferece um serviço pago e a Movile estava em busca de um modelo de monetização, o usuário interessado terá que pagar uma assinatura mensal de US$ 9,99. “Tínhamos um desejo de buscar um modelo que nos ajudasse a monetizar o negócio e achamos que a parceria complementaria o serviço. Não queremos somente oferecer Wi-Fi gratuito ao usuário, mas a melhor solução do mundo em Wi-Fi, e você não faz isso sem ter um serviço premium”, conta Eduardo Henrique, co-fundador e head do Movile nos Estados Unidos. Vale mencionar que a versão gratuita do app continua.

Antes do serviço premium, o Free Zone não tinha um modelo de negócios definido, as tentativas de publicidade in-app e recomendações de outros aplicativos acabaram não sendo definitivas. “O dinheiro é consequência. Não queremos que a Movile tenha um usuário, queremos que ela tenha um fã. Tentamos alguns modelos, mas o usuário não quer baixar outros apps ou publicidade, ele quer estar conectado”, diz Henrique.

Embora não revele a previsão de receita, o executivo tem boas perspectivas sobre o novo serviço. “Só para você ter uma base, temos 8 milhões de usuários no app atual. Se convertermos 1% disso, já é um número incrível”, diz. Atualmente, o Free Zone tem 12 milhões de hotspots gratuitos em sua rede, e cerca de 1,5 milhão foram efetivamente utilizados em julho deste ano. O app está disponível para Android e deve ser lançado para outras plataformas, mas ainda sem previsão.

A intenção da empresa é fazer outras parcerias pelo mundo para trazer mais redes aos usuários do Free Zone, tanto no serviço gratuito, como no pago.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!