Facebook e Instagram são as redes sociais em que o maior número de candidatos a deputado federal nas eleições de 2022 possuem página de divulgação. O levantamento foi feito pela Agência Câmara, com dados do TSE.
Dos 10.355 candidatos, praticamente metade, 49%, tem página no Facebook e 47%, no Instagram. Em seguida, vem Twitter (14%), YouTube (9%) e o TikTok (9%).
O levantamento também mostrou que candidatos brancos, mais jovens, com maior escolaridade e maior patrimônio têm maior percentual de páginas em mídias sociais. Com exceção do Instagram, mais homens possuem contas nas demais redes do que mulheres.
Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul são os estados em que há mais candidatos presentes nesses canais. Por outro lado, Sergipe, Alagoas e Bahia são aqueles com menos páginas de candidatos.
Entre todos, o partido Novo é o mais presente nas redes sociais. Dos seus candidatos, 95% possuem página no Instagram, 89% no Facebook, 69% no Twitter, 66% no YouTube e 45% no TikTok.